Empresa alemã Kromberg & Schubert mais perto de se instalar em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/05/2015 - 13h40

O namoro entre a empresa alemã Kromberg & Schubert com Mafra é de longa data, começou em 2011, quando em primeira mão estampamos nas páginas da Gazeta de Riomafra no dia 29 de outubro daquele ano, a intenção da fábrica de chicotes automotivos se instalar em solo mafrense.

Quatro anos depois, no mês de março, noticiamos novamente, após entrevista com o govenador Raimundo Colombo (PSD), que uma comitiva do governo estadual estaria na Alemanha agora no mês maio discutindo com a direção da empresa a instalação de uma unidade fabril em Mafra.

O vizinho de Canoinhas também está no páreo em trazer a empresa para seu solo, onde empresários locais se propuseram até em construir o barracão. O deputado Aguiar também trabalha nos bastidores para levar a empresa para o vizinho município de Canoinhas.

Pois bem, na última sexta-feira (22), uma comitiva liderada pelo vice-governador, Pinho Moreira (PMDB), embarcou rumo a Europa com escala na França e na Alemanha. Integrando a missão catarinense está o mafrense Wellington Bielecki, presidente do Badesc. A presença de Bielecki nas negociações pode ser fundamental para a vinda da indústria alemã ao estado e consequentemente para Mafra.

Na Alemanha a comitiva irá se reunir com a Kromberg & Schubert para tratar da vinda de uma unidade da empresa para Mafra. O governador Raimundo Colombo e o secretário Carlos Chiodini, apesar de não integrarem a missão, também atuam diretamente na efetivação da vinda da empresa a Santa Catarina.

As tratativas da vinda da empresa especializada na produção de chicotes mecânicos, que atende a indústria automobilística, ocorrem desde 2011, quando Bielecki era o titular da Secretaria Regional de Mafra. Agora, como presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), ele buscará a confirmação deste importante investimento para o município do planalto norte catarinense.

O caráter técnico de sua missão é fornecer aos futuros investidores os detalhes para que a empresa possa se adequar ao Prodec (Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense), gerando emprego e renda ao Estado. “Estamos atuando na vinda deste investimento há algum tempo e agora esperamos dar o passo definitivo para selar a vinda da Kromberg & Schubert para a cidade de Mafraâ€, destaca Wellington. O Prodec nada mais é que a postergação ICMS, com financiamento do capital de giro a longo prazo e de baixo custo.

Segundo levantamentos extraoficiais a instalação da Kromberg & Schubert criará cerca de 2,5 mil empregos diretos, sendo sua maioria para mulheres.

NA FRANÇA

A comitiva participará da cerimônia de entrega a Santa Catarina da certificação internacional como zona livre de peste suína clássica da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), na 83ª Assembleia Mundial em Paris (França). A solenidade para entrega do documento será dia 28 de maio, na Fondation Maison de la Chimie.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

Caso sejam positivas as negociações com a direção da Kromberg & Schubert, e a efetivação de sua instalação em Mafra, somadas a instalação do Frigorifico Master, serão gerados em uma época de instabilidade econômica cerca de quatro mil empregos em nossa cidade.

FRIGORÃFICO MASTER

Outra empresa confirmada para se instalar em Mafra é o Frigorífico Master, que irá investir cerca de R$ 200 milhões na construção de uma unidade de abate e processamento de carne suína com a criação de 1500 empregos diretos. O local para instalação do Frigorífico Master já está definido, será na propriedade da família do Licurgo Aleixo Nora, próximo ao trevo de acesso à Canoinhas. As negociações de desapropriação do terreno já foram feitas e indenização será paga pela Prefeitura Municipal.

Comitiva reunida na Alemanha, negociando da vinda da empresa de chicotes supostamente para solo mafrense

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. Adonis

    Não quero ser pessimista, mas já vi essa história antes. Não acredito que esta empresa venha para Mafra. Cidade desorganizada politicamente como a nossa merece ficar na penúria. Aqui os políticos só olham para si e esquecem o povo. Mais um prefeito pode ser cassado.

    • Roger

      Sr. Adonis vc não quer vc é pessimista!!!! ou tu é muito rico ou ganhou tudo de mao beijada de pai, avo e tals e por isso não precisa almejar desenvolvimento para sua cidade!! não tem filhos que um dia vão precisar do “maravilhoso” mercado de trabalho riomafrense?? ou tem medo que uma nova empresa tire a mão de obra barata da mão das velhas raouzas feupudas de mafra??? A penúria que Mafra ja passou vem de pessoas como vc sabia.

  2. elaine

    Wellington Bielecki agradeço o desempenho para trazer prosperidade para o nosso município.
    Façam de tudo para que esta empresa consiga se instalar em nossa cidade.
    Não deixem que percamos esta oportunidade de crescimento para nosso povo Mafrense

  3. joao

    É tudo questão política. Enquanto há tratativas para a vinda da Kromberg & Schubert para Mafra, há acertos políticos para a instalação da Universidade Federal em outro município.
    Ou seja, enquanto nossos governantes trazem uma empresa para Mafra, permitem a instalação de outras noutros municípios.

  4. Mafrense

    Parabens Welington Bielecki.
    é disso que Mafra precisa e vc está contribuindo para o desenvolvimento de Mafra.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.