Dia “Dâ€: vereadores votam hoje cassação do prefeito Eto acusado de fraude em sistema do RH da Prefeitura

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/06/2015 - 00h02

A Câmara de Vereadores de Mafra realiza hoje sessão extraordinária às 18h, considerada “sessão histórica†para votar o processo de cassação do mandato do prefeito Roberto Agenor Scholze “Eto†(PT). Ele é investigado, segunda denúncias, por ter contratado parentes de Secretários para atuarem em cargos de comissão e quando se deu conta da irregularidade, teria determinado a exclusão do nome destes servidores do sistema utilizado pelo RH da Prefeitura.

A investigação perdura desde o dia 16 de março, quando deu entrada na Câmara de Vereadores a denúncia formulada pelo cidadão Ivan Dutra, ex-secretário municipal do governo Jango (PMDB).

Dentro da comissão processante, composta pelos vereadores Hebert Werka (PR), Luis Alfredo Nader (PSD) e Marise Valério Brás de Oliveira (PMDB), não teve unanimidade para finalização do relatório final que foi entregue aos vereadores na noite de ontem. O vereador Werka e a vereadora Marise votaram pela procedência da denúncia, enquanto o vereador Nader votou pela improcedência dos fatos.

Segundo o presidente do legislativo, vereador Edenilson Schelbauer (PSDB), o dia de hoje será importante para o município de Mafra, pois um processo de cassação de um prefeito chega ao final para votação em plenário e que espera que os vereadores votem com coerência e de acordo com o juramento que fizeram no dia da posse. “A Câmara [de Vereadores] não é uma balcão de negócios. E, amanhã [hoje] será um momento histórico, haja vista que chegou ao final o processo de cassação. Estou satisfeito em levar para votação [o processo] pedindo aos vereadores que cumpram o juramento feito em nossa posse e que votem com coerência e com a consciênciaâ€, falou.

Nossa reportagem também conversou com o prefeito Roberto Agenor Scholze, que disse estar com a consciência tranquila, pois não cometeu nenhum ato de irregularidade, “Não há prova que me incrimine é um julgamento meramente político†– disse.

A Câmara de Vereadores solicitou reforço da Polícia Militar (PM) para a sessão de hoje, que será aberta ao público. Também será ampliado o sistema de som para os corredores da casa de deis. A previsão é que o resultado da cassação sai por volta das 22h30min. A Câmara de Mafra é composta por dez vereadores e serão necessários dois terços dos vereadores para aprovar a cassação, ou seja, sete votos.

A denúncia

A acusação investigada neste processo administrativo foi de que o prefeito municipal teria contratado servidores comissionados em desacordo com a legislação vigente, já que os mesmos seriam parentes de Secretários Municipais – o que caracteriza a prática de nepotismo – e quando se deu conta da irregularidade, teria determinado a exclusão do nome destes servidores do sistema utilizado pelo RH da Prefeitura.

O foco da denúncia recai apenas sobre as possíveis infrações político-administrativas que o prefeito supostamente cometeu, e que foram averiguadas pela comissão processante, conforme competência da Câmara Municipal, sendo que o julgamento da possível incidência de infração penal cabe apenas à autoridade judicial competente.

De acordo com o denunciante, o prefeito teria procedido de modo incompatível com a dignidade do cargo, bem como praticado, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou se omitido na sua prática, e ainda teria negligenciado na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeitos à administração da Prefeitura, sendo todas estas infrações político-administrativas sujeitas ao julgamento pela Câmara de Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato.

A denúncia foi feita pelo eleitor Ivan Dutra, e aceita pelos vereadores na sessão ordinária do dia 16/03. A partir dela os membros da comissão processante – eleitos na mesma data através de sorteio – deram prosseguimento aos trabalhos, ouvindo testemunhas e analisando provas documentais. No decorrer dos trabalhos, a comissão assegurou ao prefeito o direito ao contraditório e à sua ampla defesa, conforme estabelece a legislação, cabendo à Comissão a obrigação de exercer suas atividades com independência e imparcialidade.

Condem faz apelo a vereadores

O Conselho de Desenvolvimento Municipal de Mafra – Condem, usou a tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (01), onde pediu aos vereadores que repensem se é o momento de cassar o prefeito Roberto Agenor Scholze.

Para o advogado, Antonio Koschinski, que fez uso da palavra na tribuna em nome do Condem, agora não é o momento para cassar o prefeito municipal, o momento é de união.

A motivação do apelo foi devido o Condem visitar a sede do Frigorífico Master na cidade de Videira, e escutar de seu diretor-presidente que a instalação de uma unidade de abate do frigorífico em solo mafrense depende apenas de nós mafrenses.

Segundo Koschinski a preocupação do conselho é com a falta de estabilidade e da continuidade, que a mudança de prefeito poderia afugentar o investimento da Master e também da alemã Kromber & Schubert.

Os vereadores Eder Gielgen (PMDB), Ednilson Schelbauer e Hebert Werka, afastaram qualquer possibilidade do processo ser suspenso, e disseram não acreditar que a Master deixe de investir no município devido a uma possível cassação de mandato do prefeito Eto. Já o vereador Schelbauer garantiu que em nenhum momento a empresa condicionou qualquer situação política para sua instalação em Mafra, disse que “A Master é uma empresa apolítica está focada somente em começar trabalhar e produzir em Mafra idependente de quem seja o prefeito†– falou.

Vereadores não são candidatos?

O uso da tribuna por parte de um membro do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Mafra sobre o processo de cassação abriu um debate entre os vereadores sobre o posicionamento dos parlamentares quanto a possíveis candidaturas.

O vereador Werka foi enfático nas suas palavras quando disse que não será candidato a prefeito em uma possível eleição indireta, que apenas está cumprindo o papel para qual foi eleito.

Já o vereador Belo foi mais contundente e disse esperar que nenhum de seus colegas de plenário seja candidato a prefeito, que se isso acontecer os vereadores estarão mostrando a população que realmente existe o interesse pelo poder entre os vereadores.

- Publicidade -
20 comentários publicados
  1. Adonis

    Por que estas pessoas que estão elogiando os vereadores por terem cassado o atual prefeito não foram para as ruas também contra esse governo petista comunista que está acabando com as cidades brasileiras encabeçado pelo Lula e por essa desgraça de Dilma? Esses 2 anos do Eto foram de total inoperância, mas os próximos 2 anos serão piores ainda. Pois quem assumirá a prefeitura não será o verdadeiro representante do povo. Acho que deveríamos ter engolido esse sapo do Eto pelo resto de sua gestão e tirá-lo através das urnas. Ele cometeu erros sim, mas acho que a pena que recebeu foi muito pesada.

  2. leitora fiel

    Acho que Mafra tem muitas coisas a fazer do que ficar só de picuinhas com prefeito porque não se unem pra melhorar nossa cidade ,é só sessão pra cassação , brigas e discussões prefeito e vereadores tem que andar juntos para aparecer alguma melhoria na cidade na verdade nessas sessões aparece o que??? um puxa para lá e os para cá assim nunca vão chegar a lugar nem um pense, mais em fazer alguma coisa melhor .

  3. Pretinho Basico

    É. Tem tanta gente defendendo o piá, dizendo que ele está sendo julgado por um ato. Mentira, ele está fazendo tudo errado desde o inicio da gestão. Qual o motivo do tratoraço, onde estão as madeiras da Auto pista, aquele problema com pagamentos de mecanica das máquinas, cujas horas foram pagas em quantidades exorbitantes e coisitas más. Basta dar uma olhada na cidade. Nada tem de bom. Estradas, escolas, saude, administração em geral. Tudo falha. O cara, em dois anos não fez nada que agradasse o povo. Agora vem esse tal presidente do Condem (que cá entre nós não ajuda em nada) pra dizer que não é o momento de cassar o piá. Balufas. A empresa que quiser se instalar em Mafra, tem que fazer independemente do prefeito que estiver à frente da administração.
    Espero que os vereadores tenham côco roxo e sejam capazes de cassá-lo.

  4. MAFRENSE REVOLTADO

    DONA MALU, POR FAVOR SE VC NÃO TEM UM MÃNIMO DE BOM SENSO EM SABER SE ESTà BOM OU RUIM VC PRECISA ABRIR MAIS OS OLHOS E DAR UM GIRO DE 36O, E TALVEZ VC VEJA QUE NOSSA CIDADE NÃO TEM INVESTIMENTO ALGUM EM ESTRADAS, O NEGOCIO DO PIà DO CARLINHO É PLANTAR FLORZINHA NOS CANTEIROS NAS AVENIDAS E ESQUECE DE INVESTIR EM COISAS IMPORTANTES, OUTRA COISA É COLOCAR PARENTES PARA GANHAR FÃCIL, SERà QUE VC NÃO SABE QUE ESSE DINHEIRO É DO POVO? ABRA O OLHO E PROCURE SE INFORMAR UM POUQUINHO, MAS UM POUQUINHO SÓ, MAFRA ESTà ABANDONADA, SE VC PENSA DIFERENTE TENHO UM POUCO DE PENA DE VC, MAS O RESTO DO POVO QUE ACHA QUE ESSE PIà DEVE SER CASSADO, SEMPRE TEM QUE LUTAR SEMPRE, SEJA CONTRA O PIà DO CARLINHO OU SEJA CONTRA QUALQUER OUTRO QUE TENHA OS MESMOS PENSAMENTOS, MAFRA À MUITO TEMPO SOFRE COM ESCOLHAS MAL FEITA E É ENGANADO POR PROMESSINHAS DE BOTECO POR ESSA CORJA!!!!

  5. PEDRO

    FAZ PELO MENOS 15 ANOS QUE UM PREFEITO NÃO TERMINA SEU MANDATO, SEMPRE TEM PROCESSOS E MAIS PROCESSOS,. É TRISTE DIZER MAS SÓ TEM UM CULPADO DESSA VERGONHEIRA, O CULPADO É O SENHOR POVVVVVVVVVVVVVVVVVVO QUE VOTA NESSAS TRANQUEIRAS.

  6. zoiudo

    Só queria saber se tem vereador ou até um prefeito disponível para dar uma olhada no bairro vila nova, no trabalho que estão fazendo nas lajotinhas que merd… lix…..pior do que estava……

  7. NEI

    ATENÇÃO ELEITORES DE MAFRA , VEJA O QUE ACONTECE, QUANDO SE VOTA ERRADO PRA PREFEITO

  8. j

    Há anos que o município Mafrense sofre com as mazelas da corrupção, má gestão, sonegação de impostos, interesses privados acima de públicos! Desde a época em que os votos eram nas cédulas… o problema é que o povo, legítimo detentor do poder, continua votando nos mesmos políticos, privilegiando as mesmas famílias, a elite!!!
    E aqueles que foram legitimados pelo povo para representá-lo e deveriam agir com probidade, ética, zelo pelos bens públicos, acabam entrando no jogo político: poder e dinheiro!!!
    Enquanto o povo mafrense e rionegrense (isso tudo vale para o município vizinho também) não enxergarem a sua real importância no processo político (sim pq com ele decidimos os rumos de nossa vida, nossa e das gerações futuras) as coisa vão continuar iguais…

  9. Adonis

    Mafra é a vergonha política do Planalto Norte. Nenhum prefeito consegue terminar um mandato. O executivo fica na mão desses vereadores que só pensam neles mesmos. Não temos representatividade e estamos perdendo para todos os outros municípios vizinhos. O Prefeito deve ser julgado pelo erro que cometeu e não pelo conjunto da obra de sua gestão. Não vejo motivo para cassação de mandato neste caso. Mas ele será julgado mesmo será nas próximas eleições. Temos que aguentar a Dilma em Brasília, porque não aguentar o Eto mais 2 anos.

  10. Mafrense Orgulhoso

    Hoje é o dia de anotar os vereadores traíras do municipio. Parece que tem um que já mostrou as garras no relatorio final do Impeachment. Povo vamos anotar o nome dele. IMPEACHMENT JÅ.

  11. SOARES

    O Srº Roberto Agenor Scholze “Eto” teve a oportunidade nas mãos de destacar e fazer mudanças positivas pelo Município Mafrense, geração de empregos, empresas, melhorias nas ruas e unidades municipais (Escolas, Creches,Postos de Saúde), teve a chance de fazer a diferença por este povo sofrido e sem oportunidades, mas optou por fazer uma péssima administração, priorizando não o Povo Mafrense, mas priorizou parentes, amigos e esquemas políticos, que vergonha Srº Roberto A. Scholze. Mais um que decepcionou o povo Mafrense, a incompetência lhe levou a Merecida Cassação.

  12. Sério

    Só acredito vendo mesmo se os Vereadores vão ter peito para tirar o Prefeito… porém, que o povo anote bem o nome daqueles que votarem pela não cassação , e quando tiver nova eleição para Vereadores não votem nessas pessoas. Chega de descaso com a população Mafrense.

  13. José Maria de Souza

    Prezados, para quem escutou a plenária na integra sabe que o representante do Conden foi muito feliz em suas palavras pela qual deixou bem claro que o interesse maior nesse momento é o progresso do município com a vinda das empresas à Mafra. S

    • Mafrense

      Caro José Maria.
      se for possível informe aqui neste canal, uma ação em prol de mafra que este conselho CODEM, tenha realizado nas ultimas décadas?
      muito estranha a não instalação da empresa HAVAM em nossa cidade.
      quem representou Mafra na reunião o CODEM, onde o prefeito nada falou.
      o maior medo do CODEM, é que outras empresas se instalem na cidade, gerando demanda de empregos, fazendo com que as madeireiras e lojas aqui ja instaladas tenham que valorizar a mão de obra, para não perderem profissionais para as novas empresas.
      ao meu ponto de vista o CODEM, mantém o pensamento que do jeito que tá tá bom, se mexer estraga….
      eles não querem mudança, ou novos investimentos, porque comandam a cidade.
      isto é o meu ponto de vista!

  14. Dúvida

    Ontem saiu a noticia de que ele teve os direitos políticos cassados, e hoje tem mais essa “cassação”? Ele ja não foi cassado? alguém sabe explicar, fiqui com essa dúvida.

    • Ramos

      Até onde sei é isso: Ontem a justiça cassou ele, mas ele pode recorrer e voltar ao cargo caso a defesa seja boa. Hoje o julgamento na Câmara pode tirar ele definitivamente, sem poder recorrer. Então hoje é o dia D mesmo.

      • Dúvida

        Obrigado pela resposta!

        • malu

          ACORDA POVO MAFRENSE…. QUANDO VOCÊS VÃO DEIXAR UM PREFEITO FAZER ALGO PELA SUA CIDADE. ESTE POVO SÓ PENSA EM CASSAÇÃO. DEIXEM PELO MENOS UMA VEZ UM PREFEITO FAZER ALGO POR MAFRA, PELO QUE VI, TEM OBRAS E BEM FEITAS Aà NA SUA CIDADE. O ASSUNTO DA CASSAÇÃO É TÃO BANAL PELO QUE ESTà SENDO FEITO Aà NAS OBRAS QUE NEM VALE A PENA PERDER TEMPO, PENSEM EM PROGRESSO. PARA ISSO QUE TAL O POVO SE UNIR, INCLUSIVE VOCÊS VEREADORES, E FAZER ALGO POR VOCÊS MESMO? ASSIM NÃO Hà PROGRESSO, DEPOIS NÃO RECLAMEM QUE NINGUÉM FAZ NADA POR VOCÊS E PELA CIDADE.

          • Pense

            kkkkk, tenho que rir! Será que é o povo que pensa por cassação ou é os prefeitos que dão motivos para serem cassados, pense um pouco!
            Deixar ele fazer algo por mafra? Será que 3 anos já não foi um tempo suficiente para fazer alguma coisa? e agora no final do mandato ele iria fazer?
            E você vem falar para nós acordar? será que é nós mesmo que devemos acordar?
            Reflita e pense antes de criticar nós mafrenses.

      • juca

        Hoje é o grande dia…todo povo sabe das irregularidades, até a juizá ja deu cassação…falta o que vereadores…querem defender pra que???? o povo quer atitude srs vereadores…sejam justos….votem por cassar esse prefeito…fez errado precisa pagar pelo erros.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.