Mafra aprova Plano Municipal da Educação

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/06/2015 - 12h45

O PME (Plano Municipal de Educação) acaba de ser aprovado para os próximos 10 anos. Com a lei municipal nº 4.124 Mafra cumpre o disposto no art. 8º da lei federal nº. 13.005, de 25 de junho de 2014 e assegura a manutenção dos repasses dos recursos do FUNDEB, para manutenção da educação pública.

Para elaboração e aprovação do plano, foram realizadas várias etapas, dentre elas a consulta pública para validação do PME, no dia 25 de maio, quando representantes das unidades escolares municipais, estaduais, particulares e da Universidade do Contestado, além da sociedade civil, por meio dos conselhos, discutiram e votaram as 19 metas e as 226 estratégias.

Diretrizes

A lei 4.124 estabelece em seu artigo 2º as 10 principais diretrizes do plano, quais sejam:

I – erradicação do analfabetismo;

II – universalização do atendimento escolar;

III – superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

IV – melhoria da qualidade da educação;

V – formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

VI – promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

VII – promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País;

VIII – estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade;

IX – valorização dos (as) profissionais da educação;

X – promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. joao da silva

    Eu gostaria de saber porque é que aprovaram essa Lei Municipal de Educação com os temas ” EDUCAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO PARA NOSSAS CRIANÇAS??? Só podem estar de brincadeira com as FAMÍLIAS MAFRENSES. Vamos nos organizar e protestar contra este atentado contra nossos filhos.

    • Everton

      Não vejo nada de mais. É melhor que a criança aprenda e seja orientada de forma correta na escola, do que tenha que aprender de formas erradas com a vida…

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.