Wellington é o novo prefeito de Mafra e o vereador Eder Gielgen comandará o legislativo em 2015

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/06/2015 - 20h39

Como amplamente divulgado, aconteceu na noite desta terça-feira (30), na Câmara de Vereadores, as três eleições que alçaram o presidente do Badesc, Wellingon Bielecki (PSD) e o vereador Vicente Saliba (PDT), ao cargo de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.  Os vereadores Eder Gielgen (PMDB) e Edenilson Schelbauer (PSDB) foram eleitos ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Gielgen comandará o legislativo neste segundo semestre de 2015 e Schelbauer presidirá a mesa diretora em 2016. Por volta das 22h Wellington Bielecki foi declarado o novo prefeito de Mafra.

As três eleições foram marcadas no dia 16 de julho. A eleição para presidente da Câmara do segundo semestre foi motivada pela renúncia do vereador Schelbauer ao cargo de presidente do legislativo. Quanto à antecipação da escolha da mesa diretora de 2016, foi uma decisão dos vereadores para que tudo fosse efetivado em um único dia, ficando menos conturbado para a população. Já a eleição indireta para prefeito foi necessária devido à cassação de mandato do ex-prefeito Roberto Agenor Scholze “Eto†(PT), que aconteceu na madrugada do último dia 4 de junho.

Na primeira eleição foi escolhido o vereador que comandará o legislativo nos próximos seis meses. Com apenas uma inscrição e o consenso entre os vereadores foi eleito o peemedebista Eder Gielgen. Eder ficará à frente do poder legislativo até o dia 31 de dezembro, quando passará o comando para o vereador Edenilson Schelbauer, também candidato único e de consenso do edis, eleito para liderar a Casa de Leis em 2016. Junto com Schelbauer foram eleitos os novos membros da mesa diretora, são eles: vereador Eder Gielgen – vice-presidente, Márcia Nassif (PSD) – 1ª secretária e João Acir Petters Padilha (PPS) – 2º secretário.

Wellington Bielecki e Vicente Saliba, prefeito e vice-prefeito eleitos por unanimidade (10 votos) pelos vereadores em sessão extraordinária na noite desta terça-feira, também foram candidatos únicos em um trabalho de integração e consenso com os vereadores e a classe política de Mafra. Wellington e Vicente ficarão no comando da Prefeitura por 17 meses até o dia 31 de dezembro de 2016.

Dos eleitos na noite desta terça-feira, a missão mais difícil será do novo prefeito e de seu vice, que terão pela frente uma prefeitura com os cofres debilitados, sem certidão negativa – o que impossibilita a busca de recursos federais e estaduais -, uma cidade carente em infraestrutura, um município que espera mudança e aguarda desenvolvimento.

O QUE DIZ O NOVO PREFEITO

No seu pronunciamento durante a posse e entrevista com a imprensa Wellington declarou que não poderia se furtar neste momento em colocar o seu nome como prefeito, pois teve o pedido pessoal do governador Raimundo Colombo e como segundo colocado nas eleições entende que seria ele a pessoa indicada neste momento a assumir a administração mafrense. Bielecki acredita que os anos que ficou a frente da SDR e do Badesc também lhe qualificam ao assumir o cargo de prefeito.

Perguntado pela reportagem da Gazeta, qual seria a sua primeira atitude com relação ao atual quadro do município e se iria pedir junto ao Tribunal de Contas uma tomada de contas especial ou auditoria, Bielecki respondeu que será sim a primeira atitude a ser tomada: “Estou indo na escuridão, não sei o que irei encontrar lá, preciso o apoio de todos: da população, dos vereadores e principalmente de muita oração, para que possamos tirar Mafra desta terrível situação, inclusive peço aos vereadores que me acompanhem amanhã na primeira hora do dia, para que possamos entrar juntos no paço municipal e realizarmos a primeira reunião de trabalho do meu governoâ€, declarou Wellington.

Com relação ao novo secretariado, disse que ainda não tem nomes definidos, porém, perguntado a nossa reportagem se os vereadores iriam indicar nomes e ele disse que possivelmente sim, porém ainda não tem nomes definidos para ocupar os cargos de secretários, o que deverá fazer a partir de hoje, durante a reunião com os vereadores.

Lembrou também que para exonerar ou contratar, precisa primeiro saber se tem dinheiro em caixa para isto. Voltou a repetir: “Não sei o que realmente vou encontrar pela frente†– finalizou.

- Publicidade -
15 comentários publicados
  1. Pedro

    Ta começando errado, vai governar para quem para o povo ou para os vereadores, ta iniciando um novo governo ou a campanha para vereadores e prefeito 2016… a bancada tal com tal secretaria… o fulano com tantos cargos… ja experimentamos isso uma vez em 2012 e a conta esta sendo paga até hoje, melhor os fornecedores suspenderem desde ja as entregas porque vem por aí mais 4 anos de vacas magras para o povo e gordas para os vereadores e seus cabos eleitorais…. a mesma manobra…o mesmo filme….o mesmo sofrimento…interesses pessoais novamente se sobressaindo aos coletivos…hoje abraçados amanhã se degladiando e o povo servindo de capacho, sendo sapateado pelos edils e excelências…só que ta cansando e a hora que o povo se rebelar vai faltar pneu e combustível para os protestos… vão brincando…

  2. Só observo

    Tem uns ex-comicionados aí do ex-prefeito “botando um ovo”, o choro ta grande hein!!

  3. Antônio César

    Alô TRATORAÇO !!!

    vão começar a cobrar o uéligtôn ou vão ficar alisando ?

    • Everton

      Tem que dar tempo para que as coisas aconteçam, a final, o outro prefeito teve o tempo e não fez nada…

  4. Pretinho Basico

    Bem, Sr, Wellington. Aí está a prefeitura em suas mãos. Sempre apoiei, fiz campanha entre os meus familiares e amigos, visando a sua eleição. Espero que não me decepcione. Espero poder voltar à Mafra e encontrar o meu povo feliz, porque ultimamente, só ouvia reclamações, criticas, e gente baixando o sarrafo no prefeito.
    O que você queria, ganhou. E de presente. Agora, faça jus ao título de PREFEITO MUNICIPAL DE MAFRA.
    Peça o apoio dos vereadores. E a compreensão do povo. A eles não adianta pedir apoio. Para eles, tem que realizar. Faça as suas orações e peça luz e força para Deus. Não adianta pedir aos outros que rezem. Cada um tem que rezar para o seu Deus. Boa Sorte, que Deus ilumine a sua jornada. Grande abraço e sucesso.
    E viva nóis…

  5. Marcos

    Desejo muita sorte para o novo prefeito, mas preciso dizer que na minha humilde opinião já começou “meio” errado.

    O que foram aqueles foguetes ontem? Estão comemorando o que? A falência do municipio? A crise? A péssima gestão do antigo Prefeito Eto?

    Achei totalmente desnecessário.
    O outro item foi na entrevista, misturar religião com exercício da função não combina, tá cheio de safado que vai na missa toda semana e não vale o que come, então achei meio apelativo.

    Mas enfim, acho que qualquer coisa é melhor que o Eto.

    • Nascimento

      Concordo com as suas palavras Marcos, não há o que comemorar em Mafra, aliás, mais de 20 pessoas foram comer na Pizzaria ZAZ na terça à noite, uns 2 ou 3 mil reais de despesa. Essa troca de prefeitos é motivo de vergonha para nossa Cidade que novamente entrou no noticiário nacional de forma negativa. Como o Welington sempre ocupou cargos através de apadrinhamento político (SDR, BADESC) não acredito que sua postura será diferente dos demais, encher a prefeitura de co partidários incompetentes tecnicamente para o cargo. Mas, já que o povo também não soube escolher o prefeito, quem sabe os vereadores tenham mais sorte.

  6. Antônio César

    E hoje começa a distribuição de cargos… não para os vereadores diretamente, claro, mas para seus muitos amiguinhos.

    • Everton

      Porque mesmo que o prefeito anterior foi caçado??

    • eraldo

      ta certo….. vai colocar inimigos kkkk

  7. Felipe Jorge

    Sou Rio negrense (de coração, mas moro aqui a anos\)….. mas torço q Mafra tenha um prefeito decente,,,,, e q saiba q existe uma cidade ao lado IRMÃ e q unam forças a favor do povo,,,,,,,,que se sente com o sr prefeito de Rio Negro e entrem em bens comuns as duas. Aqui são duas cidades fáceis de se administrar,,,,,,mas o q sempre faltou foi vontade politica,,,,,, e FORÇA politica e isso Wellington tem. Parabéns,,,,,e obrigado que fez até agora por nossa RIOMAFRA !!!

  8. Paulo Hansen

    Bom dia!
    Parabéns a todos eleitos Mafra merece pessoas responsaveis na politica que queiram o melhor para
    a cidade,mas favor rever administração do nosso hospital urgente,o que esta acontecendo que o
    povo é maltratado quando precisa de atendimento,cade os médicos ….por favor eu sei que não será
    facil resolver os problemas em nosso município mas é a ultima esperança de melhorar Mafra são os
    senhores que aceitaram assumir Mafra.
    Que DEUS abençõe todos ….

  9. Everton Witt

    Parabéns Wellington e Vicente! Mafra finalmente tem um prefeito de verdade!

  10. Paulo César

    Sim, a “renovação” na política mafrense.. SALIBA e uélingtôn…

    Estou ansioso para ver os novos secretários que serão escolhidos pelo prefeito eleito indiretamente.

    Dizem que pra ter esse acordo com a câmara e ser candidato único teve muito cargo distribuído…..

    • Everton

      E porque foi mesmo que o outro prefeito foi Caçado?? Agora é esperar para ver essa administração, pois a outra foi pífia!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.