Planorte Leite terá seminário na Fesmate

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/07/2015 - 00h39

O grupo de trabalho do programa Planorte Leite se reuniu na sexta-feira (17), na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense para definir a data e a programação do segundo Seminário do Leite e para dar andamento aos trabalhos.

Ficou definido que o Seminário será realizado no dia 11 de setembro durante a Fesmate, em Canoinhas. O evento começa 8h30min com credenciamento e café e segue com palestra sobre o futuro da produção do leite, apresentação do Programa, formação e explanação da mesa de autoridades, almoço e visitação ao maquinário desenvolvido especificamente pelo programa e aos estandes da festa.

Durante a reunião os presentes trataram também de articulações políticas para o andamento da fase dois do programa.

CENÁRIO

O planalto norte tem potencial para se transformar em um polo de lácteos com qualidade diferenciada, levando-se em consideração fatores humanos, geográficos, clima e solo favoráveis. A pecuária de leite, já existente, foi identificada como uma das atividades mais promissoras, devido às características regionais. A atividade favorece a sucessão familiar, estimulando os jovens a permanecerem no campo. O programa pode estimular também a instalação de novos empreendimentos, tais como o comércio de equipamentos, rações, medicamentos, indústrias processadoras, beneficiando assim não somente a produção leiteira, como às demais cadeias produtivas regionais.

O PROGRAMA

O programa foi construído coletivamente por diversas entidades regionais, representando os setores políticos, técnicos e de representação dos produtores. Visa, em um primeiro momento, fomentar a produção leiteira, estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do planalto norte catarinense, por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, promovendo a organização das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada. Será gerido administrativa e financeiramente pelo Consórcio de Desenvolvimento do Planalto Norte – Codeplan.

O Planorte Leite vai organizar as famílias conforme a situação de cada município, identificando os pontos com maior dificuldade e as possíveis soluções coletivas através de um planejamento participativo com cada grupo; implantar central de inseminação; programa de irrigação de pastagens; certificação sanitária das propriedades (brucelose e tuberculose); projeto qualidade do leite – IFSC; uso alternativo de energia e captação e uso de água da chuva. Entre outras atividades de divulgação, deve haver a inclusão da produção dos derivados na merenda escolar de todos os municípios abrangidos pelo programa.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.