Sem aviso prévio administração do Hospital de Mafra “demite†médicos pediatras e encerrará o atendimento pediátrico a partir setembro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/08/2015 - 18h45

Podemos usar o termo “na calada da noiteâ€, para resumir a ação da administração do Hospital São Vicente de Paulo ao excluir de seus quadros funcionais três médicos pediatras com a justificativa que a partir do dia 1º de setembro não haverá mais atendimento clinica às crianças. A demissão ocorreu na quarta-feira (19) e está causando preocupação a toda sociedade.

Não é de hoje que a população mafrense está apreensiva com a possibilidade do HSVP encerrar o atendimento pediátrico. Em maio noticiamos aqui nas páginas da Gazeta de Riomafra em primeira mão, que o Hospital havia encaminhado um documento a Secretaria de Estado da Saúde informando a suspenção dos serviços de pediatria. Na época, a direção do hospital pretendia acabar com o atendimento às crianças já no dia 30 de junho.

Com a divulgação do encerramento do atendimento pediátrico, os vereadores, no início de junho, realizaram uma reunião com os diretores do hospital, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, direção da Maternidade Catarina Kuss – MDCK, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Conselho Municipal de Saúde, com o intuito de que o HSVP não interrompesse o serviço de pediatria.

Muito pouco se avançou com a reunião. Inclusive com o compromisso dos vereadores formarem uma comissão para acompanhar e auxiliar numa solução para caso, não ocorreu efetivamente. O HSVP manteve a posição em interromper o atendimento pediátrico, usando como justificativa, dificuldades com as escalas de médicos pediatras falta de estrutura para oferecer atendimento com qualidade nesta área e que a pediatria representa apenas 1,4% dos atendimentos realizados pelo hospital, o que não justifica o investimento na estrutura necessária para a continuidade do serviço.

A MDCK justificou não ser possível realizar o atendimento pediátrico por não possuir espaço físico necessário e o perigo de se colocar no mesmo espaço bebês recém nascidos e crianças com doenças como viroses, por exemplo.

Já a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a responsabilidade pelos atendimentos pediátricos era do Hospital São Vicente de Paulo e não do município, tendo em vista que houve pactuação entre a instituição hospitalar e o governo do estado, e que estes atendimentos estão inseridos no convênio.

Ainda no mês de junho aconteceu uma reunião entre os representantes do HSVP e a Secretaria de Estado da Saúde em Florianópolis, onde ficou definido que o Hospital manteria o atendimento pediátrico por mais sessenta dias.

O prazo está encerrando e nenhuma ação concreta foi tomada e sem aviso prévio a direção do Hospital demite médicos pediatras, a MDCK alega que não pode absorver o atendimento pediátrico, pois traria risco de saúde aos recém-nascidos. Além disto, atualmente não há espaço físico e nem recursos humanos para tal serviço na Maternidade necessitando uma ampliação da sua estrutura física e a transformação de maternidade para Hospital Materno Infantil.

Atendimento em Joinville ou Jaraguá do Sul

Conforme algumas informações levantadas por nossa redação, se realmente o HSVP não vir mais prestar o atendimento pediátrico, as crianças de Mafra e região que necessitarem deste serviço serão encaminhados para hospitais de Jaraguá do Sul ou de Joinville. Lembrando que o Hospital São Vicente de Paulo é referência na região atendendo os pacientes pediátricos de Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Major Vieira e Ireneópolis.

Também levantamos que o HSVP poderá perder outros convênios – repasses financeiros – do estado caso mantenha a decisão em não mais oferecer o atendimento pediátrico para crianças de Mafra e região.

Hospital recebe dinheiro do estado

Sendo o município responsável pelo atendimento básico à saúde que é oferecido nos ESF´s, cabe ao estado oferecer o serviço de atendimento pediátrico que é um atendimento especializado, sendo assim, por isso que a Secretaria de Estado da Saúde mantém convênio com o Hospital São Vicente de Paulo, repassando verbas mensais para essa prestação deste serviço.

Segundo o governo do estado, ele não investe apenas na pediatria com repasse de dinheiro ao HSVP, investe verbas em outras áreas como quando na construção da UTI e do Centro de Imagem, que custou milhões ao estado.

Cláusula Contratual

O estado alega que o hospital não pode quebrar unilateralmente o Termo de Pactuação – espécie de contrato – que firma o contrato de convênio entre a instituição e a Secretaria de Estado da Saúde. Qualquer alteração ou sua rescisão obrigatoriamente deve passar por um comitê gestor.

Obtivemos acesso a uma parte deste termo onde na sua cláusula quinta diz: “Este Termo de Pactuação, poderá, a qualquer tempo, ser alterado, desde que devidamente motivado e sem modificar seu objetivo original, devendo a solicitação ser encaminhada ao Comitê Gestor Macrorregional e Atenção às Urgências e Emergências – planalto norte e nordeste e aprovado nas Comissões Intergestoras Regionais – CIR´s. Após aprovação da alteração, deverá ser enviada a diretoria de Planejamento e Controle e Avaliação da SES para a devida alteração do Termoâ€.

Até o fechamento desta edição não obtivemos confirmação se aconteceu ou não alguma reunião ou se algum comitê gestor autorizou a rescisão do Termo de Pactuação ou se foi autorizado o encerramento do atendimento pediátrico no HSVP. Também nos informaram que poderia haver uma movimentação durante a sexta-feira ou no início da semana, para se tentar chegar num acordo. Até mesmo uma reunião entre o secretário da SDR e do administrador do hospital para se chegar há algum consenso.

Entenda o caso

Em correspond̻ncia enviada a Secretaria de Estado da Sa̼de a dire̤̣o do Hospital Ṣo Vicente de Paulo informou que os atendimentos de pediatria seṛo mantidos somente at̩ o dia 30 (ter̤a-feira) de junho indicando que a partir do dia 01 (quarta-feira) os atendimentos sejam realizados pela Maternidade Dona Catarina Kuss РMDCK.

Na correspondência a direção do Hospital, informa que a decisão foi tomada em reunião de diretoria e do conselho fiscal no dia 04 de maio por motivos anteriormente expostos ao secretário estadual da Saúde, João Paulo Kleinübing, e ao secretário adjunto da Secretária, Murilo Capella, durante visita ao hospital no mês de fevereiro.

A administração do HSVP aponta a dificuldade de fechar escala de dobre aviso de médicos pediatras, devido à maioria estarem lotados na MDCK com escalas de plantão e sobreaviso. Cita ainda não ter como justificar reformas necessárias na área, destinada a internação pediátrica, devido ao pequeno número de internações. Destaca a necessidade de priorizar os atendimentos de média e alta complexidade de adultos nas especialidades de cardiologia, neurocirurgia e traumato/ortopedia, visando a obtenção de recursos para investimentos como para o custeio para estes serviços.

- Publicidade -
19 comentários publicados
  1. João

    Prezados. A solução é bmuito simples. Isso afeta e viola diretamente direitos da coletividade, portanto, encham o Ministério Público com denúncias e algo será feito.

  2. Jorge

    Como iremos ter orgulho se só o que vemos nessa cidade é a queda se tudo o que é importante. Saúde o povo morrendo,

  3. side

    Cara se voce acha que essa e a solução borra faça isso mesmo!

  4. ricardo

    Não adianta reclamar , pois ninguém faz nada. Cade que alguém chama a RBS para divulgar o fato, não só esse como outros que vem ocorrendo no Hospital, esta estampado no Jornal. Infelizmente a população está aceitando tudo isso de boca fechada. Querem mudança e melhoria SE MEXAM , PAREM DE RECLAMAR E FAÇA A SUA PARTE DENUNCIEM PARA GLOBO, RECORD OU SBT.

  5. side

    E então com essa palhaçada do Hospital, quem vai conduzir essas pessoas com seus filhos doentes e muitas vezes sem condiçoes finançeiras, pra outros Hospitais que são longe de Mafra? E brincadeira, da vergonha, Hoje morando em outra cidade de contar que nasci em Mafra. E não apoiando o sr Eto, mas antes era culpa dele, e hoje é de quem? o sr Welington tem algo a dizer?????????????

  6. Junior

    Voltem a fazer campanha, rifa, etc para ajudar o HSVP. Voltem, pra ver a resposta.
    O municipio e os municípes jogaram dinheiro em UTI para ser usada só por quem pode pagar?
    Povo trouxa. E depois ainda acreditam que alguma coisa mude nesse zona de cidade.
    Desculpe, mas não tenho mais paciência para ler e ver tanto absurdo.
    O povo é jogado feito gado de um lado para o outro. Pessoas estão morrendo e esse políticos de uma figa só se importam com o próprio bolso. Inúteis. TODOS, TODOS.

  7. Pai

    Mas o dinheirinho para bancar o OPERÃRIO E sua “COMISSÃO TÉCNICA” a camara de vereadores repassou!!!! agora será que não podia passar para a ala pediatra tbem??ou melhor que tal os vereadores fazerem um ato bom… repassar uma porcentagem do seu salário para as crianças???a esqueci.. crianças não votam!!!!

  8. Indignada

    Absurdo, e quando vamos no plantão fazem a população esperar até não aguentar mais e acabar usando o plano de saúde. Já receberam Uti, máquinas caríssimas pra exames, e por arrogância do seu administrador, que conseguiu perder a confiança dos médicos e agora não consegue pediatra pra fechar plantão. Já perdeu outros médicos como o neurocirurgião Dr Felipe, e tantos outros. Novamente como no início da história da saúde do Brasil, o hospital privado recebe os benefícios financeiros para reformas e construções, recebem dinheiro mensal PÚBLICO e não cumprem com seus compromissos. Avisos não justificam esse fechamento. Quando assinou a pactuação sabia dos compromissos. Depois que não negociou com os médicos e disse que quem quisesse pedisse pra sair, não imaginou que não teria força pra bancar novas contratações. Como eh arrogante e não consegue se humilhar pros médicos, vai sacrificar nossas crianças, que por lei são PRIORIDADE

  9. CARLOS

    Engraçado e interessante. Até compreendo quando dizem que o hospital não tem nada haver com a administração do município, até posso entender que são autarquias diferentes, mais vamos pensar e associar:
    O atual prefeito se diz amigo do governador, é do mesmo partido que o secretário de estado da saúde, onde está a real amizade e ajuda para Mafra? Segundo, independente se é público, fundação, privado ou seja a porcaria que for, a responsabilidade da saúde quando não pode ser custeada pelos pais e do Estado (Municipios, Estados e Governo Federal), parem de passar sempre para frente o que deveria ser solucionado aqui.
    Outro fator, se não fosse de responsabilidade do município, o porque fizeram reuniões, vereadores, e o próprio vice prefeito (atual), quando o hospital alertou sobre esta situação.
    Parem de hipocrisia e mentiras, cadê a responsabilidade da prefeitura, do prefeito e do seu vice, do secretário da saúde, destes vereadores que só sabem gerir na prefeitura, mandando no prefeito e tudo, então mandem em algo e façam algo pelo povo de verdade; isso não dá cassação, se desse iriam estar mais atentos.
    E o povo morre no hospital, o povo carece de saúde, o povo carece de políticos honestos e verdadeiros que pensem no povo.

  10. patricia

    È triste acreditar que numa sociedade o cidadão não possa decidir nada;onde está o respeito com a vontade do próximo?E lembrando que nossos filhos são nossa continuação ;me dá um tiro na testa que me mata mais rápido .Não está em jogo uma questão política o que me deixa desolada é saber que ninguém esta pensando no que é bom pra população.Vou orar por estas mentes egoístas.

  11. Miriane

    Agora é a vez dos vereadores trabalharem um pouco…vamos lá vereadores ….vamos mostrar para que vcs foram eleitos…..

  12. sandra de castro

    eu não tenho filho menor .mais ja precisei muito do hospital quando eram menor foi dois anos de hospital indo e voltando .mais a anos atras ainda se tinha amor a vida especialmente de crianças e idoso hoje o amor é o dinheiro .se vc tiver vc tem prioridade se não fic a deus dara.sem atendimento pros homens a vida que deus deu não tem valor algum ,espero que o nosso prefeito tome uma atitude e mostre a pessoa integra que ele é e tome peito,tenho a impresão que o nosso hospital vai ficar igual o de rio negro .vamos ter que fazer um movimento grande .porque os governantes só se espertam guando o povo grita

  13. Sérgio

    Vai Welington !!!!!

    • mafrense

      O que isso tem a ver com o município?? Pelo jeito vc não leu a reportagem não é mesmo Sérgio??? Me diga onde cita o município ou o nome de alguém da prefeitura…

      • Paulo César

        É né, o Welington não tem nada com isso.

        Mas antes era tudo culpa do Eto.

        • Junior

          Não, você tem razão sim. Não citam o nome do municipio. Mas quantas vezes o municipio socorreu essa máquina de fazer dinheiro chamado HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO?

  14. Pretinho Basico

    Talvez seja porque atendimento a crianças não rende muito dinheiro. É porque nem sempre a ala pediatrica esta totalmente lotada. Sendo assim, sobra lugar para depositar adulto e assim faturar mais em cima das doenças destes. Infelizmente o HSVP vem crescendo so fisicamente (claro que com clinicas e consultorios particulares) para atendimento da elite.
    Continuo achando que o SUS deveria ser o unico sistema de saúde no Brasil, onde tudo fosse pago pelo governo.
    Ainda gostaria de ver por parte da população mafrense, uma manifestação pedindo a continuidade do atendimento pediatrico, mas como o povo é muito pacifico (ou acomodado) isto não vai acontecer. Sendo assim, continuara a ser prejudicada sem nada fazer.
    E viva nóis…

  15. Secretario

    Sabe-se que a problemática é complexa, mas os governos estadual e federal, liberaram muitos milhares, milhões de reais a que se divulgou na imprensa regional para a entidade Hospital São Vicente de Paula~, ao longo de alguns anos, recursos do bolso de todos os contribuintes de impostos, muitos pais das crianças que precisam e merecem atendimento naquele nosocômio. Vão devolver por acaso os recursos recebidos?? Mas negam atendimento.

  16. Luciana

    Pois é, sempre contribuí com dinheiro na conta de luz para o hospital de mafra, mas depois desta vou retirar minha contribuição, já que nossas crianças não serão mais atendidas aqui!TODOS QUE CONTRIBUEM DESTA FORMA DEVERIA FAZER O MESMO!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.