Hospital de Mafra manterá atendimento pediátrico

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/09/2015 - 11h22

Em reunião na manhã da sexta-feira (28), na Prefeitura de Mafra, foi definido a continuidade da prestação de serviço do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP no atendimento pediátrico. Participaram da reunião o prefeito Wellington Bielecki (PSD), o vice-prefeito Vicente Saliba (PDT), a secretária municipal Interina da Saúde Jaqueline Previatti Veiga e o presidente da Associação de Caridade São Vicente de Paulo, mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo, Valdecir Valoja de Collo.

O prefeito Wellington ligou para o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinunbing, que participou da reunião via telefone, onde definiram que o hospital continuará com o serviço de atendimento pediátrico, serviço este que seria encerrado agora nesta terça-feira, 1 de setembro. Lembrando que a responsabilidade e competência do serviço de especialidade pediátrica é do governo do estado e não do município. Ficou definido ainda que a escala de médicos pediatras ficará por responsabilidade da Secretaria da Saúde e a manutenção dos internamentos ao HSVP.

Entenda o caso

No m̻s de maio o jornal Gazeta de Riomafra publicou mat̩ria em primeira ṃo alertando para o caso. Em correspond̻ncia enviada a Secretaria de Estado da Sa̼de no m̻s de maio a dire̤̣o do Hospital Ṣo Vicente de Paulo informou que os atendimentos de pediatria seriam mantidos somente at̩ o dia 30 de junho indicando que a partir julho os atendimentos teriam que ser realizados pela Maternidade dona Catarina Kuss РMDCK.

Na correspondência a direção do hospital, informou que a decisão foi tomada em reunião de diretoria e do conselho fiscal no dia 04 de maio por motivos anteriormente expostos ao secretário Estadual da Saúde, João Paulo Kleinübing, e ao secretário adjunto da Secretaria, Murilo Capella, durante visita ao hospital no mês de fevereiro.

A direção do HSVP apontou a dificuldades de fechar escala de sobreaviso de médicos pediatras, devido a maioria estarem lotados na MDCK com escalas de plantão e sobreaviso. Cita ainda não ter como justificar reformas necessárias na área destinada a internação pediátrica, devido ao pequeno número de internações. Destaca a necessidade de priorizar os atendimentos de média e alta complexidade de adultos nas especialidades de cardiologia, neurocirurgia e traumato/ortopedia, visando a obtenção de recursos para investimentos como para o custeio para estes serviços.

No mês de junho os vereadores realizaram uma reunião com os diretores do Hospital, representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, direção da Maternidade dona Catarina Kuss – MDCK, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Conselho Municipal de Saúde, com o intuito de que o HSVP não interrompesse o serviço de pediatria.

Ainda em junho aconteceu uma outra reunião entre os representantes do HSVP e a Secretaria de Estado da Saúde em Florianópolis, onde ficou definido que o Hospital manteria o atendimento pediátrico por mais sessenta dias, prazo que se encerraria agora no dia 31.

Na edição do último sábado noticiamos aqui nas páginas da Gazeta de Riomafra que o HSVP havia excluído de seus quadros funcionais três médicos pediatras com a justificativa que a partir do dia 1 de setembro não haveria mais atendimento clinico às crianças. A demissão ocorreu no dia 19.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.