Licença ambiental impede reinício das obras de esgotamento em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 02/10/2015 - 00h00

Mais de um ano se passou, além da data prevista para a retomada das obras do esgotamento sanitário em Mafra. Em maio do ano passado o gerente da CASAN em visita a redação do jornal Gazeta de Riomafra previa que em dois meses as obras reiniciariam. Passou um ano e nada das obras recomeçarem.

Diante disto, a reportagem do jornal entrou em contato com o gerente da CASAN de Mafra Honório Fragoso, que nos deu a mesma explicação de um ano atrás, lamentando que até hoje, ainda não foi expedida a licença ambiental.

Explicou novamente que as obras estão paralisadas por conta de uma licença ambiental do Ibama para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no local em que a estação será implantada há algumas araucárias, onde o Ibama interviu impedindo o corte destas árvores, desta forma a liberação para a construção ficou mais complicada e demorada. “40% da rede está pronta, mas para a obra continuar tem que ter a estação pronta junto com a rede de coleta”, explica Honório. A autorização precisa ser de um órgão federal pelo fato do rio cortar dois estados diferentes.

O investimento é de R$ 9.826.125,00, sendo 68% da União e 32% com recursos próprios da CASAN.  As obras vão beneficiar pelo menos 8.160 habitantes de Mafra com a implantação de uma rede de 31,6 quilômetros e duas estações elevatórias, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta, com vazão de 20 litros por segundo. A área beneficiada é a sub-bacia 4, região central de Mafra, que abrange cerca de 12% da população, e que possui a maior densidade demográfica, atinge desde a BR 116, vem pela Av. José Severiano Maia, passa pela Felipe Schmidt, até a Maternidade Catarina Kuss e retorna para a BR 116.

O gerente da Casan acredita que em breve terá notícias positivas sobre o reinício das obras, que vão continuar sendo feitas pela empresa Itajuí. “É uma análise federal que será feita, tudo é mais difícil. São obras do Brasil inteiro que tem que ser autorizadas por esse órgão”, reitera. A finalização da obra não terá o projeto alterado e terão seus tubos no traçado da rua como tem sido feito, em projetos futuros a Casan não descarta a mudança para as esquinas, porém tudo depende da pista de rolamento e calçada, ficando inviável colocar os tubos de saneamento nestes locais.

Obra deveria ter reiniciadas há mais de um ano atrás

No final de maio de 2014, Honório Fragoso fez uma visita ao jornal Gazeta de Riomafra e na ocasião afirmou que as obras de esgotamento sanitário seriam retomados dentro de dois meses (agosto/14). O prazo dado pelo gerente da Casan já expirou há mais de um ano e as obras continuam paradas, ainda pelo mesmo motivo dado, desta vez: a autorização do Ibama.  Neste mês de setembro alguns membros da Casan foram para Brasília para saber como anda o processo de liberação, porém nenhuma resposta com a data de quando as obras devem ser finalizadas foi dada. Resta à população, mais uma vez, esperar para ter o tão sonhado tratamento de esgoto em Mafra. Desta vez Honório não quis dar previsões para o início da obra, porém acredita que até o final do ano elas deverão reiniciar.

 

Terreno

 

Saneamento

 

Felipe Schimdt

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.