Comissão discute meios de o Planalto Norte obter benefícios fiscais diferenciados junto ao Governo do Estado

Publicado por Gazeta de Riomafra - 07/10/2015 - 00h19

A necessidade de se unir forças para buscar meios de atrair novos investimentos para a região do planalto norte catarinense foi o tema que motivou a reunião realizada na terça-feira (29/09) na Amplanorte, contando a presença de vereadores dos municípios de Mafra, Canoinhas, Porto União, Irineópolis, Três Barras e Major Vieira.

A comissão regional, composta por dois vereadores mafrenses e por vereadores dos outros nove municípios que compõem a Amplanorte, está se articulando no sentido de promover as parcerias necessárias para buscar o desenvolvimento da região.

Para o vereador Hebert Werka, de Mafra, seria de extrema importância que a região pudesse oferecer atrativos como diferencial de ICMS e de incentivos fiscais para atrair novos investimentos e também dar condições para que as empresas já instaladas e empreendedores locais fossem motivados a expandir suas atividades e fazer novos investimentos.

O objetivo da comissão é unir esforços para sensibilizar e propor ao Governo do Estado e ao legislativo catarinense a concessão destes benefícios, demonstrando a grande capacidade logística e levando em conta a vocação desta importante região do estado, que atualmente tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do Estado de Santa Catarina.

De acordo com dados apresentados na reunião, apenas 2,9% do ICMS arrecadado no estado retorna aos cofres dos dez municípios da Amplanorte, o que indica que a região está bastante atrasada em aspectos como infraestrutura, economia e desenvolvimento urbano, sendo urgente o processo de industrialização para que o planalto norte possa gerar riquezas de forma compatível com a extensão de seu território e com seu custo social.

A comissão deve se reunir novamente nas próximas semanas, a fim de elaborar um plano de ação, estabelecendo os pontos que serão propostos ao Governo do Estado e ao Legislativo catarinense e traçando estratégias para obter os apoios necessários para aprovação e concessão dos incentivos fiscais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.