Merendeiras de Mafra passam para fase estadual do concurso nacional de receitas do FNDE

Publicado por Gazeta de Riomafra - 13/11/2015 - 13h54

Escondidinho de batata doce com frango, nhoque de abóbora e pirogue de aipim. Estes pratos que dão “água na boca” e são oferecidos aos alunos da rede municipal de ensino de Mafra foram selecionados para a fase estadual do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A competição busca valorizar o papel dos merendeiros e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Vale destacar que o concurso marca os 60 anos da alimentação escolar no Brasil.

ETAPAS

A escolha das melhores receitas da alimentação escolar ocorre em quatro etapas: Eliminatória (já ocorrida); Estadual (29/10 a 13/11); Regional (18/11 a 03/12) e Nacional (17 e 18/12), sendo o último dia dedicado à cerimônia de premiação das cinco melhores receitas – uma por região. Para os cinco vencedores da etapa nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas anteriores, será oferecida uma viagem a critério do Organizador e premiação de R$ 5 mil reais e para os (as) nutricionistas e gestores dos municípios ou estados vencedores, uma placa comemorativa alusiva ao Concurso.

JULGAMENTO
A seleção das melhores receitas nas fases estaduais e regionais contará com a participação de nutricionistas cadastrados e presidentes de conselhos de alimentação escolar (CAE). Os votos devem ser feitos na página eletrônica do concurso e precisam seguir três critérios básicos: criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no Pnae – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar. Na etapa nacional, quando as 15 preparações finalistas serão degustadas, o júri será composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do concurso. O município incentivou muito a participação nas receitas das merendeiras e torce pela conquista do maior prêmio: o reconhecimento da dedicação na busca da excelência na alimentação escolar.

A secretária da pasta Estela Maris Bergamini Machado concluiu dizendo que “todas merecem nosso carinho e admiração, porque cozinhar é uma arte e uma boa comida é apreciada por todos”.

CONHEÇA AS REPRESENTANTES DE MAFRA E SUAS RECEITAS

– Escondidinho de batata doce com frango – merendeira Eliane Aparecida Menegasso, CEM Anjo da Guarda;

– Nhoque de abóbora – merendeira Jucélia Alves Boneta, CEIM Restinga;

– Pirogue de aipim – merendeira Joselma Peters Matkevicz, CEIM Vila Nova.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.