Juiz de Mafra fala sobre situação do Presídio de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 16/03/2011 - 21h28

O juiz de Mafra, André Luiz Lopes de Souza, comentou que a portaria 018, estipula um limite máximo de 150 detentos no Presídio Regional de Mafra. Abaixo deste número, detentos de outras cidades serão aceitos, porém, respeitando esse limite

A reportagem da Gazeta de Riomafra entrou em contato na tarde desta terça-feira com o juiz de Mafra, André Luiz Lopes de Souza, que havia sido questionado juntamente ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ – por dois promotores de São Bento do Sul, sobre a portaria 018, que proíbe a entrada de novos presos no Presídio Regional de Mafra.

Os Promotores alegam que o Presídio foi construído para atender a todas as Comarcas que compõem a região: Mafra, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis e Papanduva. Eles ressaltam ainda que o presídio com capacidade para 72 reclusos, já chegou a abrigar 330 detentos.

O juiz de Mafra, Andre L. L. Souza, disse a nossa reportagem que enviou ao CNJ, os dados que o levaram a expedir a portaria 018. Segundo ele, as constantes fugas, superlotação e a área altamente populacional aonde se encontra o presídio o levaram a proibir a entrada de novos reclusos.

Ele frisou ainda que os Promotores de São bento do Sul estão equivocados, pois a portaria não proíbe a entrada de novos presos, porém, estipula um limite máximo de detentos no Presídio regional de Mafra. O número máximo, permitido pela portaria, é de 150 reclusos, sendo que, detentos de Mafra poderão ser alojados, mesmo acima deste limite.

Ele explicou ainda que, abaixo deste volume (150), o presídio recebera presos de outras cidades, como por exemplo, São Bento e Rio Negrinho. O juiz André também comentou da necessidade da instalação de uma Unidade Prisional Avançada em Mafra, idealizada pelo secretário da 25º SDR, Wellington Bielecki. “Acho importante a criação de uma UPA em Mafra, acabando com o presídio, pois ele se encontra em um lugar populacional e no Centro da cidade. A estrutura daquele prédio já se encontra em defasagem, devido o numero de detentos que ali se encontram. Um sistema moderno, como a uma nova UPA, facilitaria até o trabalho dos Agentes Prisionais, que hoje atuam em um ambiente totalmente hostilâ€, comentou.

Finalizando, o juiz André Luiz Lopes de Souza, enalteceu que esta medida vai facilitar o trabalho dos Agentes Prisionais, bem como da Polícia Militar. “Como juiz não poderia ficar na inércia, vendo a situação atual do presídioâ€, comentou.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.