Planalto Norte poderá ter Associação das Câmaras de Vereadores

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/03/2011 - 00h09

Vereadores de seis cidades estiveram reunidos em Mafra na sexta

Foi realizada na Câmara de Vereadores de Mafra, na tarde de sexta-feira (11), a segunda reunião para tratar da criação da Associação das Câmaras de Vereadores do Planalto Norte Catarinense. O primeiro encontro já havia acontecido em fevereiro deste ano na cidade de São Bento do Sul.

Ao todo, seis das 14 cidades que compõem a região, que se estende de Campo Alegre a Porto União, estiveram representadas por parlamentares de diferentes partidos. O advogado Esmir José Andreo falou em nome da União dos Vereadores de Santa Catarina – Uvesc, órgão que atualmente congrega os vereadores em todo o estado.

A importância da criação da associação foi o principal assunto debatido pelos vereadores, que reforçaram a necessidade de buscarem juntos recursos para infraestrutura e desenvolvimento econômico da região, que atualmente apresenta um dos piores Produtos Internos Brutos – PIB, de Santa Catarina. Durante o encontro foram tratadas as questões técnicas como a confecção do estatuto e a composição das comissões que irão atuar dentro da Associação.

A utilização do órgão para fortalecer as Câmaras de cada município também foi amplamente citada pelos vereadores. “Precisamos trazer cursos para aprimoramento. A sociedade espera respostas e muitas vezes um vereador não faz tudo que deveria até por falta de conhecimento”, explicou Marco Aurélio Viliczinski, de São Bento do Sul. Para Antonio Carlos Senff, de Irineópolis, é importante que os vereadores possam criar caminhos para que a população entenda o seu papel no município. “É comum o povo não saber o que faz um vereador. Muita gente não entende que não somos nós que fazemos a estrada, nos confundem com o poder executivo”, explicou.

A reunião foi presidida pelo vereador Clécio Witt (PMDB) e teve ainda a presença dos vereadores Osmar Paulo Anton (PSB) de Rio Negrinho, Luiz Alberto Sieves (PMDB) e Marco Aurélio Viliczinski (PSB) de São Bento do Sul, José Osni Moreto (PP) de Papanduva, Carlos Roderlei Pinto (PR) de Porto União, Antonio Carlos Senff (PT) de Irineópolis, José Marcos Witt (PDT), Osni Martins (DEM) e Roberto Agenor Scholze (PP).

O próximo encontro ficou agendado para à tarde do dia 15 de abril na Câmara Municipal de Canoinhas, data em que será votado o estatuto e definidos os últimos detalhes para a criação da Associação dos Vereadores do Planalto Norte Catarinense.

Depois de efetivada, a Associação congregará aproximadamente 130 vereadores em um colégio eleitoral que comporta em torno de 400 mil eleitores, o suficiente para eleger pelo menos três deputados estaduais e dois federais.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.