Famílias de detentos fazem manifestação no Presídio de Mafra
Eles acusam a administração prisional de não liberar a entrada de produtos alimentícios e de higiene. O acesso desses produtos foi suspenso devido a pandemia da Covid-19
Há 5 anos
Por Gazeta de Riomafra

Na manhã desta segunda-feira (13) as famílias dos internos do Presídio Regional de Mafra promoveram uma manifestação em frente à unidade, reivindicando a liberação da entrada de produtos alimentícias e de higiene para os presos.

Antes da pandemia da covid-19 os detentos tinham acesso a alimentos e produtos de higiene levados por seus familiares, mas para o controlo e combate ao coronavírus a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina publicou uma portaria ainda no mês de abril suspendendo o acesso destes produtos, além também e restringir as visitas presenciais.

Segundo um dos manifestantes os detentos estão com higiene e alimentação precárias dentro da unidade prisional, vivendo um caos. Ele diz que as famílias querem apenas que seus direitos sejam assegurados, principalmente a alimentação e a higiene.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os manifestantes reclamaram também da falta de informação, apontando que não estão tendo contato com os internos, através de ligações ou transmissões de vídeo entre familiares e detentos uma vez ao mês por cerca de 10 minutos.

Em nota a Secretaria de Administração Prisional de SC disse que os detentos recebem regularmente os kits de higiene, assim como quatro refeições diárias e que a visita virtual no presídio pode sofrer ajustes da administração, conforme a demanda da unidade prisional.

Segundo a Secretaria, as restrições são necessárias para evitar o contágio por covid-19 nas unidades e que são adotas diversas medidas, como o controle mais rigoroso da entrada de pessoas com barreira sanitária e verificação de temperatura corporal, sanitização e higienização das áreas internas e externas, uso de EPIs, dentre outras ações.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.