Na terça-feira (23), por volta das 8h15, compareceu no quartel da PolÃcia Militar de Mafra, uma mulher de 54 anos de idade, a qual relatou que no dia anterior recebeu uma ligação telefônica informando a compra de uma lavadora com seu cartão. Como a mesma não reconhecia a compra lhe disseram que o cartão havia sido clonado, solicitando para que digitasse a senha do cartão no teclado do telefone para bloqueá-lo e que posteriormente um funcionário iria a sua residência fazer o recolhimento do cartão que deveria ser cortado em várias partes, além de uma carta escrita pela vÃtima contestando a compra.
Relatou ainda que após uns 30 minutos esteve em sua residência um homem com crachá com os dados exatos informados via telefone anteriormente e fez a coleta do cartão, sendo que até então acreditava ser um procedimento normal, sem imaginar se tratar de um golpe. Foi orientada a vÃtima e lavrado o Boletim de Ocorrência.
ENTENDA O GOLPE
Uma pessoa telefona para a vÃtima e se identifica como gerente do banco. Depois diz que a pessoa foi vÃtima de golpe de clonagem de cartão e por isso um funcionário do banco passará na residência para pegar o cartão e destruir. Na residência o golpista convence a vÃtima a entregar o cartão e até mesmo a senha, pois alega que a seguradora precisa dos dados. O golpista, para iludir a vÃtima, corta o cartão com tesoura, mas mantém o chip intacto.
O golpe foi tema de reportagem do programa Fantástico da TV Globo recentemente. Assista:
https://www.youtube.com/watch?v=tQOQ2rQtJZ8