VeÃculo adquirido através de emenda parlamentar está parado há dois anos

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Osmar Bertoldi, a Prefeitura de Rio Negro adquiriu, ainda em 2019, um veÃculo ‘castramóvel’ para realizar procedimentos de castração de animais – cães e gatos – de famÃlias de baixa renda.
A aquisição foi amplamente divulgada pela ex-administração informando que os procedimentos realizados seriam feitos de forma gratuita com o objetivo de controlar a população de animais no municÃpio, assim como com o abandono, além contribuir com a saúde pública com a redução de casos de zoonoses.
O veÃculo iria percorrer dos bairros da cidade realizando os procedimentos em cães e gatos das famÃlias de baixa renda. A divulgação seria feita pelas agentes da saúde.
Para o inÃcio da operação estava apenas faltando o municÃpio adquirir os instrumentos e equipamentos necessários para realizar as cirurgias. E, também realizar a contratação de um médico veterinário e auxiliares. Segundo informações esse etapa ainda não foi cumprida, tanto os instrumentos e equipamentos não foram comprados, assim como os profissionais de saúde animal não foram contratados.
O ‘castramóvel’ possui 3 salas de atendimento, sendo uma para o preparo dos animais, outra a sala cirúrgica e uma de recuperação pós-cirúrgica e está parado a dois anos estacionado no pátio da Secretária Municipal da Saúde.
Especialistas apontam que cada fêmea de cachorro entra no cio pelo menos duas vez no ano e cria em média 5 filhotes, o que contribui para o aumento da população destes animais que por muitas vezes são abandonados nas ruas contribuindo para a proliferação de doenças relacionadas a zoonoses.