Chuva de meteoros: veja dicas para assistir em Rio Negro e Mafra

Por Everton Lisboa (Click Riomafra) - 29/07/2021

De tempo em tempo ocorrem as “chuvas de meteoros†que geram um show no céu. Nesta semana teremos duas! E serão visíveis no Brasil todo.

As chuvas de meteoros são normais e ocorrem em certas épocas do ano, quando o nosso planeta atravessa uma área no Sistema Solar que possui uma quantidade maior de detritos deixados por cometas ou asteroides.

A chuva de meteoros Alfa Capricornídeas terá seu dia de pico nesta quinta-feira (29) e está prevista a queda de cerca de cinco meteoros por hora. Já a chamada Delta Aquáridas do Sul ocorrerá amanhã, dia 30, e terá em torno de 16 meteoros por hora.

O melhor horário de observação está previsto para entre 22h e 0h30. O ponto de referência para ver as chuvas é o planeta Júpiter, que é o ponto (como se fosse uma estrela) mais brilhante na direção Leste, onde o Sol nasce.

Dicas para observar: é preciso procurar um lugar escuro, de preferência longe das grandes cidades para evitar a poluição luminosa. Se tiver familiares no interior vale a pena fazer uma visita. ;) Também é preciso desligar as luzes em volta para tornar o local ainda mais escuro. Fique confortável numa cadeira e beba café ou uma bebida quente de sua preferência e admire a beleza do universo.

O ponto “negativo†é que durante este final de julho temos uma Lua minguante gibosa, que é mais brilhante do que gostaríamos durante uma chuva de meteoros. Isso pode atrapalhar um pouco a observação, mas não a prejudicará por completo, principalmente se você encontrar um céu aberto longe de luzes artificiais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todos os meteoros geram um espetáculo para quem gosta de admirar, mas os “meteoros bola de fogo†são mais incríveis ainda! Quando um meteoro é mais brilhoso do que o planeta Vênus, que tem magnitude de -4, ele é considerado um meteoro bola de fogo. Nesta quarta-feira (28 de julho de 2021) um meteoro bola de fogo foi registrado no céu de Santa Catarina. Confira o vídeo abaixo. Ele é do astrônomo Jocimar Justino, da cidade de Monte Castelo-SC.

VEJA TAMBÉM: Fotos e dados dos meteoritos que caíram em Rio Negro e Mafra

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.