Projeto do Memorial de Luxemburgo será apresentado nesta terça-feira
Há 3 anos
Por Assessoria

O Brasil terá o primeiro memorial dedicado aos imigrantes luxemburgueses. Trata-se do Memorial de Luxemburgo, que será inaugurado em Rio Negro.

O Memorial de Luxemburgo será instalado no antigo Parque Bley, às margens do rio Negro, em uma área central do município. O terreno tem mais de 7 mil metros quadrados e foi cedido pela Prefeitura para a construção e administração do memorial.

O local abrigou a primeira usina termoelétrica construída no começo do século XX por Nicolau Bley Neto, descendente de um dos primeiros imigrantes luxemburgueses da região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foi um empreendimento pioneiro, que desencadeou os primeiros passos da industrialização em Rio Negro, no início do século passado. Com a energia elétrica ali gerada, as primeiras lâmpadas iluminaram casas e ruas e acionaram os primeiros motores industriais do município.

Nesta terça-feira, a partir das 15h, o público conhecerá melhor este importante projeto, que tem como objetivo trazer à memória a história do país e das famílias que vieram para o Brasil, além de proporcionar para Rio Negro um espaço de lazer, conhecimento e encontro de múltiplas gerações e a reconexão com Luxemburgo.

O lançamento do projeto será no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral (Cine Seminário) – Anexo a Prefeitura de Rio Negro.

O evento faz parte do calendário de eventos do aniversário de 152 anos de emancipação política de Rio Negro. Na programação há diversas inaugurações de serviços importantes para a população, eventos esportivos, apresentações culturais, shows nacionais, lançamento de livro, caminhadas e muito mais. O calendário de eventos pode ser acessado no portal da Prefeitura: www.rionegro.pr.gov.br

 

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.