Golpe que promete retorno com investimento por PIX faz vítimas em Riomafra

Por Redação Click Riomafra - 21/08/2023

Um golpe que promete rendimentos a partir de depósitos via PIX já fez vítimas em Riomafra. Os golpistas utilizam contas hackeadas no Instagram de pessoas conhecidas da vítima, entram em contato e mostram prints falsos de rendimentos, fazendo com que a vítima acredite no sucesso do investimento, invista dinheiro e caia no golpe.

Neste vídeo do Youtube é possível saber mais sobre o golpe:

As explicações dos motivos de uma conta ser invadida são diversas. Os artifícios usados pelos criminosos vão desde o envio de links que instalam malwares (espécie de “vírusâ€) nos celulares e, a partir daí, roubam dados, até o vazamento de senhas cadastradas em outros sites que são iguais às usadas nas redes.

Segundo a Meta, empresa responsável pelo Instagram, as pessoas que tiveram os perfis hackeados podem recuperar a conta preenchendo um formulário que consta nesta página: https://www.instagram.com/hacked/

A empresa reforça que a dupla verificação é uma medida de segurança efetiva para evitar ter o perfil invadido. Com o recurso, os usuários vão precisar, além da senha, de um segundo código, enviado apenas por SMS ou aplicativo de verificação, para acessar a conta.

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Para casos de estelionato é recomendado que a vítima procure a polícia para que se iniciem as investigações.  O ideal é nunca deletar a conversa realizada com o criminoso e nem apagar qualquer mensagem do diálogo.

Também é importante fazer a captura de telas (“print screen†ou “print†como é referido popularmente) da conversa; realizar o “backup da conversa†e a “exportação da conversa†para algum e-mail; informar imediatamente ao parente ou amigo cuja identidade está sendo usada pelo criminoso para que ele possa avisar terceiros e se precaver das consequências do uso de seu nome e dados; fazer um Boletim de Ocorrência, constando o número usado pelo criminoso e quaisquer outros dados que ele tenha fornecido (e-mails, chaves PIX, contas bancárias, etc.); comunicar imediatamente o banco para o qual os valores foram transferidos, registrando reclamações formais.

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