Neste mês de outubro o municÃpio de Rio Negro está revivendo o drama das enchentes. Como já ocorreu em outras situações semelhantes, a solidariedade e o voluntariado estão presentes e fazem a diferença.
Para atender a população que tanto necessita de ajuda, a Prefeitura de Rio Negro e a Defesa Civil estão recebendo o apoio fundamental de diversas entidades, das Organizações Militares do Exército, do Corpo de Bombeiros, servidores públicos e da população em geral que atua de forma voluntária.
Muitos munÃcipes realizam doações, ajudam nos abrigos municipais ou auxiliam famÃlias a saÃrem de áreas crÃticas com segurança. Muitos voluntários disponibilizam, por exemplo, caminhões para realizar o frete dos móveis das famÃlias desalojadas sem nenhum custo.
O Corpo de Bombeiros de Rio Negro possui seis militares que continuam empregados no caminhão e ambulância e mais quatro divididos em duas embarcações, que são fundamentais para a retirada de famÃlias das áreas alagadas com segurança.
O 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC) está empregando na Operação Taquari, que tem como um dos pontos de apoio à população da cidade de Rio Negro. São nove viaturas de cinco toneladas constituÃdas com equipes permanentes de apoio na remoção e realocação das famÃlias atingidas pela cheia do rio Negro.
Além das equipes de rua, o 5º RCC possui também um Centro de Operações que opera 24 horas por dia na coordenação desses eventos, totalizando 106 militares envolvidos diariamente na operação.
A 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (11ª Bia AAAe AP), que tem suas instalações em Rio Negro, também está mobilizada. Para facilitar a logÃstica e a organização, a 11ª Bia AAAe AP está auxiliando o municÃpio de Mafra-SC e apoia eventualmente o 5º RCC em Rio Negro.
São cerca de 150 militares da 11ª Bia AAAe AP que já participaram das ações desde o dia 04 de outubro, quando a situação crÃtica iniciou em Rio Negro e Mafra. Quase todo o efetivo está ajudando a população, principalmente em situações de retirada de famÃlias e seus pertences de áreas atingidas pelas cheias do rio Negro ou do Rio da Lança.
Todos podem ajudar de alguma forma. É possÃvel fazer parte de uma grande corrente de solidariedade. Além de atuar como voluntário nos abrigos ou ajudando famÃlias a saÃrem das áreas de risco, é possÃvel colaborar doando alimentos não perecÃveis, cestas básicas, água, roupas em bom estado de conservação, calçados, cobertores, itens de limpeza e de higiene pessoal. Confira os pontos de arrecadação:
