Na manhã desta quinta-feira foi realizada uma reunião na Prefeitura de Rio Negro para reforçar a parceria que coloca em prática o projeto Futuro Integral no município. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Município de Rio Negro possuem um convênio assinado para o desenvolvimento de ações conjuntas neste importante projeto que é totalmente gratuito aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
O projeto é de contraturno escolar e ocorre duas vezes na semana durante o ano todo, visando desenvolver as diferentes habilidades por meio de jogos e brincadeiras, através dos eixos do letramento, raciocínio lógico, arte e educação. Também busca uma prática dinâmica do uso do conhecimento.
Aproximadamente 160 crianças são atendidas pelo Futuro Integral. A importância do projeto reflete na sala de aula com o bom desempenho dos alunos participantes. Desde 2018 são oito escolas de Rio Negro que participam.
No projeto as crianças recebem lanche gratuito que é sempre composto por uma porção de fruta, um suco natural ou polpa e um doce ou salgado assado. Todas as crianças matriculadas recebem a camiseta do projeto e não precisam levar material escolar, pois o Sesc fornece.
O transporte da Prefeitura leva os alunos das escolas mais afastadas até a unidade do Sesc no bairro Estação Nova. Os alunos pegam o ônibus na escola e retornam para ela ao final das atividades que duram três horas.
O projeto segue um calendário de atividades. Em maio, por exemplo, será realizada a Feira de Matemática com o tema “Volta ao mundo”. Nesta feira os alunos “comercializarão” os produtos feitos por eles mesmos e utilizando uma moeda simbólica cujo nome é Integral. Em agosto será realizado um sarau com poesia, teatro, dança e outras formas de arte. O Outubro Mágico e a formatura dos alunos no final do ano também estão previstos no conteúdo programático que é acompanhado pela Secretaria de Educação e pelos diretores das escolas envolvidas.
As matrículas para o projeto Futuro Integral devem ser realizadas pessoalmente pelos pais ou responsáveis dos alunos na unidade do Sesc, que fica localizada na Rua Marçal José Pereira, nº 110, no bairro Estação Nova. O requisito é que a família tenha uma renda per capita de dois salários mínimos. Além disso, o projeto prioriza alunos do terceiro, quarto e quinto ano.
Durante a reunião os representantes do Sesc apresentaram outros projetos que serão aplicados em Rio Negro, como o concurso de ilustrações “Entre Etnias do Meu Paraná”, programa Aprender e Jogar, projeto de musicalização, campanha de combate à Dengue e a campanha de arrecadação de materiais escolares que serão destinados para crianças em situação de vulnerabilidade.
O Sesc também é parceiro do município para a formação continuada dos professores. Ao longo do ano serão realizadas capacitações em parceria com a Secretaria de Educação.
Participaram da reunião a secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer, o gerente do Sesc Rio Negro, Henrique Gaio, a técnica de atividades de educação em saúde do Sesc, Luana de Paulo, a coordenadora pedagógica Eva Rogaleski e a diretora do departamento de educação permanente profissionalizante, Kelly Lukasinski.
