Mafra terá protesto neste domingo contra os maus-tratos a animais
Há 9 meses - Atualizado em
Por Redação Click Riomafra

Casos recentes de maus-tratos a animais em Mafra geraram revolta na população. Por isso algumas ONGs da causa animal estão organizando um protesto com o tema “Chega! Riomafra exige respeito com nossos animais”.

A mobilização ocorrerá neste domingo com início às 17h na Praça Lauro Müller, no Alto de Mafra. A participação da população que apoia a causa animal é fundamental.

Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, a qual prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos. No entanto, nem sempre a lei é aplicada corretamente, por isso mobilizações como esta que será realizada em Mafra são importantes para cobrar das autoridades a aplicação correta das penalidades aos agressores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Saiba como denunciar

Caso você presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie – sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, confinamento em correntes ou cordas curtas, manutenção em condições anti-higiênicas, mutilação, confinamento em espaço inadequado ao porte do animal, ausência de iluminação e ventilação, uso em shows que possam causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo (como tração de cargas por animais debilitados), participação em rinhas, entre outros – é essencial fazer a denúncia.

Dirija-se à delegacia de polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência (BO) ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, no Ministério Público. A denúncia de maus-tratos é respaldada pelo Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), e pelo Art. 225 da Constituição Federal Brasileira, de 1988.

Também é possível realizar o Boletim de Ocorrência pela Internet:

A autoridade policial tem a obrigação de receber a denúncia e registrar o boletim de ocorrência. Se o policial se recusar a agir, ele poderá ser responsabilizado por crime de prevaricação (Art. 319 do Código Penal). Neste caso, cabe denuncia ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Ao registrar a denúncia, descreva com precisão os fatos ocorridos, o local, e, se possível, o nome e endereço dos responsáveis. Se viável, apresente evidências como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudos ou atestados veterinários, e o nome e endereço de testemunhas. Quanto mais detalhada a denúncia, mais eficaz será.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.