
A Controladoria Interna Municipal de Rio Negro está promovendo uma série de capacitações para os servidores municipais. O objetivo é manter os profissionais sempre atualizados com relação aos processos administrativos, garantido assim o aprimoramento dos procedimentos e a qualidade dos serviços prestados.
Recentemente os servidores foram capacitados sobre as noções de orçamento e compras públicas. Na tarde desta terça-feira (22) o tema da capacitação foi “Execução da despesa”. O evento ocorreu no Auditório Walmor Haas Furtado (Salão Azul da Prefeitura) e envolveu profissionais de todas as secretarias municipais e departamentos da Prefeitura que trabalham com os processos financeiros.
Este projeto da Controladoria Interna, colocado em prática pela servidora Jerusa Cleres Hack, tem o apoio do prefeito Alessandro Cristian von Linsingen e dos secretários municipais. Nesta terça-feira o prefeito ressaltou a importância da capacitação. “Precisamos capacitar cada vez mais o nosso servidor, pois a capacitação é uma grande troca de experiência que melhora os procedimentos”, afirmou o prefeito.
A capacitação sobre “Execução da despesa” foi realizada pela secretária municipal da fazenda, Tatiane Izabele Schenoveber Rodrigues, e sua equipe técnica de trabalho. Tatiane ressaltou que o financeiro de uma Prefeitura é regulamentado e precisa seguir regras para garantir a segurança jurídica ao município e aos servidores envolvidos.
Durante o evento foram demonstrados os procedimentos e funções de cada etapa da execução da despesa pública. A equipe técnica mostrou os problemas que podem ocorrer durante os processos e apresentou as soluções para o procedimento ficar mais ágil, garantindo assim a segurança jurídica ao Município de Rio Negro e a agilidade dos pagamentos aos fornecedores.
A capacitação foi realizada de um modo que os servidores puderam ouvir e dar sugestões, além de apresentar soluções que visam padronizar os procedimentos financeiros para garantir o aprimoramento do serviço dentro da Prefeitura.
Para os próximos meses estão previstas as capacitações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), legislação e fiscalização de contrato, utilização do sistema, Ouvidoria Municipal, entre outros temas de grande relevância para a gestão pública.
