
Na sessão ordinária realizada no dia 6 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Rio Negro aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2025, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Odair Pereira, que institui no município o Banco de Ideias Legislativas. A medida busca aproximar a população do processo legislativo, oferecendo aos cidadãos um canal direto para sugerir propostas, medidas e projetos de interesse público.
As sugestões poderão ser entregues presencialmente na sede da Câmara ou por meio digital, através de um novo canal a ser disponibilizado no site oficial do Legislativo. “Com esse projeto, queremos ampliar a escuta ativa da comunidade, valorizar a opinião dos cidadãos e garantir que boas ideias ganhem voz dentro desta Casa de Leis”, destacou Odair Pereira.
A criação do Banco de Ideias integra um conjunto de iniciativas voltadas à modernização e à participação cidadã, como a implementação do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a regulamentação da LGPD e melhorias estruturais e tecnológicas no plenário.
Além disso, foram aprovados os seguintes projetos e requerimentos: Projeto de Lei Ordinária nº 20/2025, de autoria do prefeito Alessandro Von Linsingen, autorizando a doação de imóvel do município ao Estado do Paraná para construção da nova delegacia de polícia, Projeto de Resolução nº 1/2025, que regulamenta a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito da Câmara, Projeto de Resolução nº 2/2025, que institui o Serviço de Informação ao Cidadão na Câmara Municipal, Requerimento nº 32/2025, de autoria da vereadora Isabel Cristina Grossl (Republicanos), convidando o Secretário de Assistência Social para divulgar as ações do “Maio Laranja” e Requerimento nº 33/2025, de autoria do vereador Geovane de Lima (PODE), solicitando informações sobre o sistema fotovoltaico do Centro de Eventos Municipal.
Durante a sessão, os vereadores também apresentaram 17 indicações, com solicitações voltadas à melhoria da infraestrutura, iluminação, mobilidade e segurança. Confira:
A sessão também foi marcada pela entrega de Votos de Louvor e Congratulações à UNOPAR – Polo Rio Negro, em celebração aos seus 20 anos de atuação no município. A coordenadora Aneziza Henning Moro utilizou a tribuna para agradecer o reconhecimento e destacou a importância da universidade para a formação profissional da comunidade.