Na manhã da última sexta-feira o prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen, e a secretária municipal de Educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauel, estiveram em Curitiba para o recebimento de um certificado de reconhecimento gerado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (UNDIME-PR). Professores e alunos da Escola Municipal Ana Zornig também participaram do evento e fizeram uma apresentação ao público presente.
A entrega do certificado foi referente à conquista do Selo Ouro em uma importante avaliação do Ministério da Educação (MEC), que divulgou em dezembro do último ano o resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024. A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer as boas práticas educacionais no âmbito da política.
Entre os critérios avaliados está a institucionalização e implementação da política de alfabetização; a implementação das ações de formação de professores e gestores e a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
Recentemente o município de Rio Negro recebeu o prêmio da Criança Alfabetizada, cujo indicador de 85,2% é destaque no Paraná, sendo o primeiro colocado entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes. Rio Negro atingiu o índice que está acima da meta de alfabetização na idade certa estabelecida pelo MEC para todo o país até 2030 (80%) e bem acima da média nacional, que foi de 56%.
O município também já foi reconhecido pelo crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).A atual nota de 7,5 do IDEB faz com que Rio Negro seja o terceiro colocado no Estado do Paraná entre os municípios que possuem de 30 a 100 mil habitantes.
