Futuro de Rio Negro e de toda a região é discutido em importante evento
Há 7 meses
Por Assessoria

Nesta quarta-feira foi realizada mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com a realização de uma oficina técnica em Campo do Tenente, na sede da Casa Cultural Dom Polski (Braspol).

O PDUI-RMC é uma realização do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). As discussões do PDUI são organizadas em temas chamados de “Funções Públicas de Interesse Comum”, que são assuntos compartilhados por mais de um município e que necessitam de integração. O plano define, por exemplo, orientações para assuntos como o uso e ocupação do solo, mobilidade metropolitana, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, habitação de interesse social e desenvolvimento social e econômico.

Os ciclos de oficinas técnicas são organizados pela AMEP e reúnem representantes da sociedade civil, instituições técnicas e autoridades dos municípios da região. Secretários municipais, técnicos da Prefeitura, vereadores e munícipes estiveram representando Rio Negro na ação desta quarta-feira. Os participantes contribuíram com propostas baseadas nas diretrizes estabelecidas para a próxima fase do plano. Também participaram técnicos dos municípios de Campo do Tenente e de Quitandinha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A elaboração do PDUI-RMC está organizada em seis fases de desenvolvimento: Plano de Trabalho e Mobilização, Diagnósticos da RMC, Consolidação das Diretrizes, Estudo da Composição da RMC, Gestão Compartilhada e Documento Final. O evento em Campo do Tenente fez parte da quarta fase, referente à proposta de recorte territorial.

O objetivo do evento foi compreender a percepção dos atores sociais e colher subsídios para a proposta de recorte territorial da RMC, congregando representantes de grupos de municípios com proximidade regional. Durante a oficina houve a apresentação das fichas com os cenários metropolitanos por temáticas e a formação dos grupos por município para a discussão das temáticas. Depois houve a síntese apresentada por cada município.

Nas fichas havia o elemento de diagnóstico com as oportunidades e ônus para a permanência e saída do município da RMC. Com isso foi possível visualizar como os técnicos dos municípios entendem as vantagens e desvantagens de sair da Região Metropolitana de Curitiba. O produto da oficina não constituirá por si só a definição do recorte territorial, mas representará um insumo importante à elaboração da proposta técnica. As dinâmicas participativas foram mediadas por equipes técnicas do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsável pela elaboração do plano.

A oficina teve grande importância para o desenvolvimento e o futuro da região, já que o PDUI é um instrumento de planejamento que define diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.

A participação de toda a população é fundamental para a elaboração do PDUI-RMC. Os interessados em contribuir podem comparecer aos eventos públicos, como as audiências e as oficinas, ou então enviar contribuições diretamente no site do plano a qualquer momento: www.pduirmc.com.br/participe

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.