Rio Negro realizou a sua XIV Conferência Municipal de Saúde no último sábado. O evento foi realizado no Salão Paroquial Frei Henrique Schween, no bairro Bom Jesus, com a presença de um bom público.
Participaram gestores, profissionais da saúde, representantes de comunidades e demais interessados que discutiram temas relevantes sobre o acesso, a qualidade e os desafios do sistema de saúde.
Na mesa de autoridades estiveram o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, a secretária municipal de saúde Mayra Luana Konell, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdirene Aparecida Algustin Ruthes, e Gabriel Modesto de Oliveira, palestrante e apoiador técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS) para a 2ª Regional de Saúde.
Dentro da programação houve palestra, debates e a formação de grupos de trabalho e construção das propostas que foram votadas e agora serão incluídas no Plano Municipal de Saúde.
A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debate, em caráter deliberativo para propor diretrizes e estratégicas na formulação da Polícia Municipal de Saúde, com garantia de participação dos diversos segmentos da sociedade. Teve como finalidade avaliar a situação da saúde no município; formular, debater e aprovar as propostas no âmbito municipal para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde; fortalecer o controle social do SUS.
O evento também teve como objetivo eleger e homologar as entidades/clubes de serviços que irão compor a vaga remanescente do Conselho Municipal de Saúde – Gestão 2024 a 2027 no segmento de usuários.
O tema da conferência foi “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde: Garantir direitos, acesso e defender o SUS”. Este tema gerou uma reflexão profunda sobre o papel estratégico da Atenção Primária na organização do sistema de saúde, na promoção da equidade e na defesa incondicional do direito à saúde para todas as pessoas.
Os eixos temáticos desta conferência foram:
I: Princípios de acesso ao SUS na garantia de direitos.
II: Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do SUS.
III: Capacitação dos profissionais da saúde.
IV: Tecnologia e inovação na saúde.
V: Fortalecimento de vínculos com a comunidade para a participação popular.
A Secretaria Municipal de Saúde agradece aos profissionais envolvidos na organização da conferência. A dedicação de todos fez a diferença! Agradece ao padre Orlando Leal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida por ter disponibilizado o salão paroquial para a realização da conferência. Também agradece aos músicos Deborah Bento Batista e Rafael Amorim que fizeram uma bela apresentação durante a abertura da conferência.
Fotos da conferência podem ser visualizadas através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1tWyVs-FTB1QGZF7cQBW1t52GwoSmTPMj?usp=drive_link
A próxima Conferência Municipal de Saúde de Rio Negro será realizada em 2029.
