
A falta de chuvas deixou parte do interior de Rio Negro sem acesso à água potável. Em junho o Decreto nº 99/2025 declarou situação de emergência por estiagem.
Neste mês de julho a Prefeitura Municipal está realizando a contratação emergencial de serviços de caminhão-pipa para a localidade da Barreirinha, no distrito do Lageado dos Vieiras, diante da necessidade urgente de garantir o acesso à água potável para os moradores daquela região.
Através do processo de dispensa de licitação nº 105/2025 foram contratados 500 mil litros de água que serão distribuÃdos para a população da Barreirinha. Atualmente são 58 residências com aproximadamente 220 pessoas necessitando da água. Todas as despesas e custos com o frete, fornecimento e distribuição da água ficarão por conta da empresa contratada. O investimento é de R$ 40.000,00.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já disponibiliza um caminhão-pipa próprio, realizando duas viagens semanais até a localidade. A contratação para uma quantidade maior de água reforçará ainda mais este serviço tão essencial.
A iniciativa da atual gestão municipal considerou as condições de escassez hÃdrica e a ausência de abastecimento regular no local. A utilização de caminhões-pipa se mostra como a alternativa mais viável e eficaz para atender, de forma emergencial, à s demandas básicas da população, como consumo humano, higiene e preparo de alimentos. A ação visa mitigar os impactos sociais e ambientais causados pela falta d’água, assegurando dignidade e melhores condições de vida à s famÃlias residentes na Barreirinha.
Além de atender à s necessidades imediatas da comunidade, a medida também reafirma o compromisso da Prefeitura com a promoção da segurança hÃdrica e o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais do municÃpio.
A logÃstica adotada, por meio do transporte e distribuição com caminhões-pipa, garante maior alcance e agilidade na resposta à s necessidades locais. Dessa forma, a contratação do serviço é imprescindÃvel para assegurar o bem-estar da população afetada, refletindo o alinhamento da administração pública com polÃticas voltadas à justiça social, à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.