Rio Negro realizou a sua 2ª Capacitação Segurança do Paciente
Há 5 meses
Por Assessoria

A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para a qualidade nos serviços de saúde. Reconhecendo a importância deste tema, o município de Rio Negro realizou na última sexta-feira a segunda capacitação voltada à promoção da cultura da segurança, com foco especial na Atenção Primária à Saúde.

Participaram da capacitação os profissionais que atuam na saúde pública de Rio Negro. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no Salão Paroquial 06 de Agosto.

Na mesa de autoridades estiveram o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, a secretária municipal de saúde, Mayra Luana Konell, a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Rosana Barão Balan, e a mentora e consultora em segurança do paciente, Fernanda Vandresen.

Fernanda apresentou a palestra “Cultura da Segurança do Paciente com ênfase na Atenção Primária à Saúde”. A profissional é enfermeira, mestre em Desenvolvimento Regional na linha de políticas públicas. Possui MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção. Também é especialista em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente pelo Instituto Sírio Libanês. Estuda, pesquisa e atua na área de segurança do paciente há mais de 13 anos, sendo uma entusiasta a tornar os serviços mais seguros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a capacitação as enfermeiras Rosana Barão Balan e Neila Aparecida Vila explanaram sobre a implantação do Programa PlanificaSUS no município de Rio Negro, algo de grande importância para a rotina de trabalho dos profissionais.

Através do Decreto nº 55 de 04 de junho de 2024 o município de Rio Negro criou o Núcleo de Segurança do Paciente, definindo o dia 12 de julho como o Dia Municipal da Segurança do Paciente com o objetivo de gerar uma reflexão sobre esse tema tão importante.

A cultura da segurança do paciente refere-se ao conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o compromisso de uma organização com a gestão segura do cuidado. Essa cultura deve ser internalizada por todos os profissionais, em todos os níveis da assistência, e ser fomentada por lideranças comprometidas com a qualidade e a segurança dos serviços de saúde.

A segurança do paciente começa na escuta qualificada, na comunicação clara, no respeito ao tempo do outro e na construção de uma cultura que reconhece o erro como sinal de alerta para a melhoria dos processos e a qualificação do cuidado.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.