
A Vigilância Ambiental de Rio Negro, da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou o primeiro lugar na disputa “Aqui o Mosquito Não Entra”, promovida pelo do Sesc Paraná. A competição educativa buscou contribuir com a redução dos casos de Dengue no Estado, incentivando a eliminação de focos/criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses.
A competição entre os participantes esteve vinculada ao maior número de pontos acumulados, os quais foram gerados a partir do envio de registros fotográficos da eliminação de focos enviados e aprovados por uma equipe de revisão.
Para gerar pontos, os participantes realizaram dois registros fotográficos no aplicativo da campanha. A primeira foto mostrava o local ou objeto identificado como foco do mosquito Aedes aegypti, antes da ação de prevenção; a outra foto mostrava o mesmo local ou objeto após a eliminação do foco identificado, ou seja, depois da ação de prevenção. Em datas especiais, previamente divulgadas, os pontos obtidos na eliminação de focos foram multiplicados ao cumprir as “missões”.
Os membros da equipe receberam troféus e medalhas como premiação. Mais do que isso, esta primeira colocação demonstra a dedicação que os profissionais possuem. Os trabalhos de prevenção são constantes em Rio Negro. Ao longo do ano diversas ações são realizadas com o objetivo de fortalecer a conscientização social sobre a importância do enfrentamento à Dengue.
