Saúde de Rio Negro reforça a importância da prevenção e controle das hepatites virais
Há 4 meses - Atualizado em
Por Assessoria

Neste Dia Mundial de Combate às Hepatites, celebrado em 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro reforça para a população que a prevenção começa com vacina, cuidado e informação.

Em Rio Negro as unidades básicas de saúde estão realizando testes rápidos e oferecendo a vacinação, além de orientações para prevenção e encaminhamento para tratamento sempre que necessário.

As vacinas contra as hepatites A e B estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, bem como as demais vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso da Hepatite C, há medicamentos eficazes que possibilitam a cura da doença. Nas unidades também há testes rápidos de Hepatite B e Hepatite C.

O Calendário Nacional de Vacinação prevê uma dose da vacina recombinante contra a Hepatite B ao nascer (preferencialmente até o 30º dia de vida) e a continuidade do esquema com a vacina pentavalente aos dois, quatro e seis meses de idade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

INFECÇÃO E CUIDADOS

As hepatites A e E são transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes, e estão ligadas às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Geralmente, essas infecções são benignas e autolimitadas, podendo ser mais brandas em crianças e mais graves em adultos.

Já as hepatites B, C e D são transmitidas por contato com sangue ou fluidos corporais contaminados, por via parenteral, percutânea e vertical (de mãe para filho), por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de objetos perfurocortantes (como lâminas de barbear, alicates de unha e agulhas) ou por exposição a material biológico contaminado durante procedimentos cirúrgicos, odontológicos, transfusões, hemodiálises e endoscopias sem observância das normas de biossegurança.

SINTOMAS E DETECÇÃO

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da Hepatite é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando presentes, os sinais podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em caso de sintomas ou contato com casos confirmados, a orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

A detecção dos vírus que causam as hepatites virais é feita por meio de testagem. Para as hepatites B e C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta testes rápidos.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.