Saúde de Mafra reforça importância da vacinação contra o Sarampo
Há 4 meses
Por Assessoria

Mesmo após o Brasil ter sido recertificado como território livre do sarampo em 2024, a circulação do vírus em outros países e o aumento de casos confirmados reacendem o alerta das autoridades de saúde. Somente este ano, já foram registrados dois casos: no estado do Rio de Janeiro e um no Distrito Federal.

Cobertura vacinal

No ano passado Santa Catarina alcançou 96,26% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 ano. No entanto, a taxa de homogeneidade, que mede a uniformidade da vacinação entre os municípios, ficou em 68,13%, abaixo da meta de 70%. Isso significa que ainda existem áreas com menor adesão à vacinação, o que pode favorecer a ocorrência de surtos localizados.

Quem deve receber a vacina

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é a principal forma de proteção. Ela está disponível gratuitamente nas unidades de saúde com sala de vacinação.
O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde é o seguinte:

– Crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: Duas doses – 1º dose: 12 meses – vacina tríplice viral. Reforço 15 meses – vacina tetraviral;

Pessoas de 5 anos a 29 anos, 11 meses e 29 dias: Duas doses – Indivíduos não vacinados ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses da vacina tríplice viral;

Pessoas de 30 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias: Uma dose – Indivíduos não vacinados devem receber uma dose da vacina tríplice viral.

Trabalhadores da saúde (qualquer idade): devem receber 2 (duas) doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.

Fique atento aos sintomas

Profissionais de saúde e a população devem ficar atentos aos principais sinais do sarampo: febre seguida de manchas vermelhas na pele, associadas a sintomas como tosse, coriza e conjuntivite. Mesmo pessoas vacinadas ou de qualquer idade devem procurar atendimento médico ao apresentar esses sintomas, especialmente se tiverem viajado recentemente ao exterior ou tido contato com quem viajou. Ao suspeitar de um caso de sarampo, é fundamental procurar imediatamente a unidade de saúde.

Mantenha a caderneta atualizada

Todas as oportunidades devem ser aproveitadas para verificar e atualizar a carteira de vacinação de crianças, adolescentes e adultos. Manter-se vacinado é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com a saúde coletiva.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.