Rio Negro inicia movimento de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher
Há 4 meses
Por Assessoria

Nesta semana o Município de Rio Negro iniciou uma série de palestras em escolas e colégios focadas na prevenção ao feminicídio.

A organização das ações é do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres de Rio Negro (Departamento da Mulher), com o apoio de diversos profissionais e instituições parceiras, como a Patrulha Patrimonial de Rio Negro e a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

As ações fazem parte da 3ª Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, dentro da programação da campanha Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O mês de agosto marca o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006. A lei é um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A duração média das palestras é de 50 minutos. Alunos do ensino fundamental e médio receberão informações e orientações de profissionais de diversos segmentos que apoiam esta causa tão importante.

A Semana de Enfrentamento ao Feminicídio foi criada em Rio Negro através da Lei nº 3.299/2023. Ela é voltada à prevenção e ao combate ao feminicídio, extremo da violência contra as mulheres e meninas, nos termos da legislação nacional vigente e das normas internacionais de direitos humanos sobre a matéria.

Durante este mês serão realizadas em Rio Negro diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população. A campanha Agosto Lilás tem como foco informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. A mobilização busca ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento.

O Ligue 180 é o canal oficial para denúncias de violência (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial) contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.