Durante toda a manhã desta terça-feira foi realizado em Rio Negro o curso gratuito de “Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos”. A ação ocorreu no Receptivo “Domingos Severino Narloch” do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.
O curso sucedeu através de uma parceria da Prefeitura Municipal com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), que tem como missão prestar serviço integrado de pesquisa e experimentação agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma ágil e eficiente.
A capacitação foi destinada aos agricultores, artesãos e população em geral. Foi uma grande oportunidade para fortalecer negócios, garantir a segurança alimentar e aprimorar técnicas na prática. A instrutora foi a engenheira de alimentos do IDR, Fabíola de Levrero Borba.
O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen esteve no local para desejar um bom curso aos participantes e para reforçar a importância que a capacitação tem para o desenvolvimento agrícola, econômico e turístico do município, já que os produtores e artesãos geram alimentos que movimentam a economia e destacam o potencial turístico e gastronômico de Rio Negro.
Entre os conteúdos explanados no curso estão: contaminação de alimentos; ambiente de manipulação e cuidados com a água; lixo e controle de vetores e pragas; higienização; manipuladores; etapas de manipulação de alimentos; documentação e responsabilidades; rotulação; alergênicos e data de validade.
