Câmara aprova projetos e apresenta novas indicações em sessão ordinária
Há 3 meses - Atualizado em
Por Assessoria

A Câmara Municipal de Rio Negro realizou, na última terça-feira (26), a 27ª Sessão Ordinária da 36ª Legislatura (2025–2028), presidida por Odair Pereira (PL). A reunião teve início às 19h e foi encerrada às 20h08, com a presença de todos os vereadores.

Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade quatro projetos encaminhados pelo Executivo: PLO nº 45/2025 – altera anexos da Lei nº 3.180/2021, que trata do Plano Plurianual 2022–2025; PLO nº 46/2025 – modifica e inclui itens na Lei nº 3.385/2024, referente às Diretrizes Orçamentárias de 2025; PLO nº 47/2025 – autoriza abertura de crédito adicional especial; PLO nº 48/2025 – autoriza abertura de crédito adicional suplementar.

Também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do presidente da Câmara, vereador Odair Pereira (PL), que declara a fumicultura como atividade de relevante interesse econômico, social e cultural no município.

Foram lidas e encaminhadas ao Executivo diversas indicações dos vereadores, contemplando diferentes áreas e localidades. Entre elas:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
  • Francisco Veiga (PRD), Maria Célia Conte (União), Milene Torres (PSB) e Odair Pereira (PL) – manutenção de valetas e bueiros na estrada da Comunidade do Laranjal (IND 403/2025);
  • Isabel Cristina Grossl (Republicanos) – instituição de programa de parcelamento de débitos tributários (IND 394/2025), manutenção no banheiro público da Praça do Portal (IND 395/2025) e cascalhamento de acesso rural no Sítio dos Hirt (IND 397/2025);
  • Neusa Heuko Swarowski (Cidadania) – instalação de lombada elevada em frente ao Colégio Caetano e Loja Crie Bem (IND 396/2025);
  • Francisco Veiga (PRD) – fornecimento de pedra para produtor rural na localidade de Cunhupã (IND 398/2025) e estudo para construção de campo de futebol suíço na Vila Rural Roseira (IND 399/2025);
  • Élcio Josué Colaço (PSD) – inclusão de parada do transporte metropolitano no Terminal Rodoviário (reiteração da IND 109/2024 – IND 400/2025);
  • Geovane de Lima (PODE) – melhorias de drenagem e recuperação de calçamento antipó nas ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Goiás (IND 401/2025);
  • Luiz Felipe Stafin (PSB) – manutenção da iluminação pública na localidade de Matão do Caçador (IND 392/2025), instalação de lixeiras na comunidade da Barreirinha (IND 393/2025) e solicitação à Sanepar para instalação de totem de autoatendimento na Subprefeitura de Lageado dos Vieiras (IND 405/2025);
  • Odair Pereira (PL) – criação de remansos (refúgios) em estradas vicinais estreitas no interior do município (IND 402/2025).

A vereadora Milene Torres Gonçalves Stall (PSB) fez uso da tribuna para destacar o Dia Internacional da Igualdade Feminina, ressaltando a importância da data para a luta por direitos iguais e a valorização das mulheres na sociedade.

Durante a sessão, foi apresentado requerimento verbal do vereador Élcio Josué Colaço (PSD) solicitando ofício para emenda parlamentar. Também foi lido o Requerimento nº 87/2025, do mesmo vereador, pedindo licença por motivo de saúde.

Foram ainda registradas correspondências, entre elas: Convite da UNC Mafra para o evento “Conhecendo e Transformando a Educação Especial”; e o acórdão nº 1941/25 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que julgou regulares as contas da Câmara Municipal referentes ao exercício de 2024, de responsabilidade do então presidente Élcio Josué Colaço.
Acompanhar os debates e decisões da Câmara é uma forma de fortalecer a democracia e participar da construção de uma cidade melhor. As sessões são abertas ao público e transmitidas ao vivo todas às terças-feiras, às 19h. Participe, opine e faça parte do futuro de Rio Negro.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.