Proerd é aplicado na educação municipal de Rio Negro
Há 3 meses
Por Assessoria

Neste ano o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) voltou às escolas municipais de Rio Negro, numa iniciativa da atual gestão municipal, que entende a importância deste programa que é preventivo e estratégico.

O Proerd conta com lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para a aplicação do programa. Em Rio Negro a policial militar Patricia Kuntze é a responsável pela aplicação do programa nas escolas.

Durante as aulas os alunos recebem informações através de conversas e atividades divertidas, sem perder a seriedade do assunto. As lições aplicadas têm como objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, o autocontrole e a civilidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com o Proerd os alunos aprendem técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e aprendem a dizerem não às drogas. O programa ensina as habilidades necessárias e motivação para os alunos manterem-se longe deste mal. Além disso, permite aos alunos desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

INCLUSÃO

O Proerd em Rio Negro segue um cronograma de aulas. Nesta quarta-feira, por exemplo, as aulas foram realizadas na Escola Municipal de Educação Especial Tia Apolônia. A diretora da escola, Marcia Maria Ciola de Moura, ressaltou a importância do Proerd para os alunos e para o fortalecimento da inclusão:

O Proerd é muito importante para a nossa escola porque dentro da educação especial nós também precisamos participar de projetos assim, pois nossos alunos precisam estar a par de tudo que acontece dentro da sociedade, já que eles estão incluídos nessa sociedade e não podem viver à margem. Eles precisam estar juntos, caminhando lado a lado com a nossa sociedade. O Proerd é um importante programa de prevenção ao qual eles também precisam e devem participar”.

IMPORTANTE PARCERIA

O Proerd está vinculado ao Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC), que é especializado na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo o estado do Paraná e desenvolve dois programas: Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Em Rio Negro a parceria com a Polícia Militar é fundamental para o fortalecimento da segurança nas comunidades escolares. A Patrulha Patrimonial de Rio Negro atua em parceria com a Patrulha Escolar da Polícia Militar. Ambas desempenham missões de caráter eminentemente preventivos com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parceria ativa com a comunidade escolar. Com o retorno do Proerd essa parceria está fortalecida ainda mais.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.