
Rio Negro é um dos 30 municÃpios contemplados para a construção das primeiras unidades do programa Casa da Mulher Paranaense. A iniciativa é do Governo do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
Na última terça-feira foi realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba, a primeira reunião técnica que teve como objetivo repassar as necessárias orientações aos municÃpios. Representantes do Paranacidade detalharam os procedimentos para o desenvolvimento e a aprovação dos projetos, oferecendo orientações práticas para os municÃpios avançarem na construção das unidades.
O encontro reuniu gestores municipais, órgãos técnicos e representantes do Estado. Representando Rio Negro participaram: o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen; a primeira-dama Poliana Ribeiro von Linsingen; a diretora do departamento da mulher, Édina Regina dos Santos; o secretário municipal de assistência social, André Klemann Koch; o engenheiro da Prefeitura, Vinicius Schmidt e a assessora Caroline de Fátima Schenko.
Em Rio Negro a Casa da Mulher Paranaense será construÃda no bairro Bom Jesus. A previsão de conclusão e entrega da unidade é até 2026. A casa funcionará como um espaço multifuncional que oferecerá qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento multidisciplinar, além das ações de proteção e prevenção à violência contra a mulher.
Esta grande conquista para as mulheres rio-negrenses ocorreu após a atual gestão municipal realizar todos os trâmites necessários. A busca por esta grande iniciativa que visa fortalecer o protagonismo feminino envolveu diversas secretarias municipais, o Departamento da Mulher, a Procuradoria Geral, a Assessoria JurÃdica e o Gabinete do Prefeito, que reuniram todos os documentos necessários em tempo hábil, sendo que Rio Negro foi um dos primeiros municÃpios a reunir toda a documentação e enviar dentro do prazo estipulado pelo governo estadual. A atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também foi fundamental.
A iniciativa da Casa da Mulher Paranaense foi regulamentada pela Resolução nº 025/2025, destinada aos municÃpios com mais de 10 mil habitantes que tenham em sua estrutura os Organismos de PolÃticas para as Mulheres (OPMs). Os municÃpios selecionados foram classificados rigorosamente conforme critérios técnicos estabelecidos pelo programa, garantindo que todas as regiões do Estado estejam cobertas pelo programa. Rio Negro atendeu a todos os requisitos.
