Feira Regional de Agricultura Familiar e Artesanato acontece durante a 4ª MafraFest
Há 3 meses
Por Assessoria

A manhã de sábado, 6 de setembro, foi especial para os empreendedores dos municípios de Mafra, Irienópolis, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. Eles estão dispondo de um espaço para feira dentro da 4ª MafraFest, podendo apresentar e comercializar seus produtos gastronômicos e artesanais. O secretário municipal de agricultura interior de Mafra, Thiago Fuchs, contou que a feira é uma proposta de integração dentro da festa, de proporcionar ao público o acesso a produtos coloniais. “Além disso, é um incentivo aos agricultores e artesãos, fomentando a agricultura familiar dos municípios da Amplanorte. Esperamos que o público compareça e aprecie o que os expositores têm a oferecer”.

Planalto Norte em destaque

O prefeito Emerson Maas destacou a importância da participação dos feirantes e que estes devem buscar a certificação, pois por meio dela, é possível comercializar os produtos em supermercados e vender para as prefeituras, como acontece em Mafra: mais de 90% dos produtos da merenda escolar são provenientes da agricultura familiar. “Os prefeitos do Planalto Norte devem ter feiras como esta, a fim de fortalecer a agroindústria da região, pois temos grande potencial de desenvolvimento. Vamos trabalhar para integrar os produtos da agricultura familiar no mercado”, declarou Maas. O vice-prefeito Carlos Nitz, ratificou as palavras do prefeito e acrescentou que: “O progresso é construído por muitas mãos e, unidos, alcançamos o sucesso”.

A iniciativa de realização desta primeira feira regional foi do Executivo Municipal, junto a Codeplan SC e Amplanorte. O secretário-executivo da Amplanorte, Helio Daniel Costa, explicou que “esta feira é um rompimento de barreiras, pois antes não havia esta integração”. E completou ainda: “fazer com que os empreendedores saiam de suas cidades, fomenta mais eventos na região e faz o público sair de casa, conhecer os produtos, comprar e divulgá-los”. Já o presidente da Câmara Municipal de Mafra, José Marcos Witt e o presidente da Associação Empresarial de Mafra (ACIM), Maurício Wieczorkiewicz, parabenizaram a iniciativa e desejaram que ela traga bons frutos aos municípios do Planalto Norte.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Queijos, bolachas, conservas e muito mais

Quem for à feira vai encontrar tanto opções de comidas quanto artesanato e plantas. É interessante parar em cada barraca e conhecer os produtos. Na barraca do Abel Bicoski, de Irineópolis, por exemplo, há várias opções de bolos e bolachas caseiras. “Desde 2021 é nossa fonte de renda. Vendemos em Irineópolis e Canoinhas e vir para Mafra é uma oportunidade de abrir outros mercados”, contou Karina, esposa de Abel. A “Abel Bolachas” oferece produtos com receitas caseiras e sem conservantes.

Para quem gosta de queijos, muitas barracas oferecem esse produto. A Laticínios Castelense, de Monte Castelo, representada pelos vendedores Everton da Cunha e Claudinei Fernandes disseram que seus produtos já estão em grandes mercados como Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e outras cidades. “Estamos chegando em supermercados para venda ao consumidor final, mas comercializamos a linha de gastronomia para pizzarias”, explicou Everton. De acordo com ele, a fábrica está em expansão e Mafra é um bom município para valorização e comercialização do produto.

Municípios como Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, Papanduva e Mafra também trouxeram uma grande diversidade de mercadorias.

Prestigie a Feira

De hoje, dia 6, até o dia 8, segunda-feira, a população de pode aproveitar para visitar a feira, das 10 da manhã às 22 horas. O local é na praça dos Correios, ao lado da entrada da 4ª MafraFest. Vale a pena curtir esta atração que oferece gastronomia, artesanato e agricultura em um só lugar.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.