Na reta final do curso “Mais Saúde com Agente”, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de um simulado sobre primeiros socorros, realizado na última sexta-feira, 05. A atividade foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Rio Negro ao lado da Unidade de Saúde Vereador Iraja Martins.
Durante o exercício, o SAMU simulou um acidente de trânsito com atropelamento, no qual a vítima apresentava fratura exposta na perna. A ação incluiu a demonstração dos protocolos de atendimento, seguida da oportunidade para que os ACS esclarecessem dúvidas sobre as medidas corretas a serem adotadas em situações semelhantes.
A secretária municipal de Saúde, Mayra Konel, acompanhou a atividade e ressaltou a importância da formação contínua dos ACS e ACE, destacando o impacto direto na qualidade do atendimento à população. “A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias é essencial para fortalecer a Atenção Básica. Cada nova habilidade adquirida contribui para um atendimento mais humanizado e eficaz”, afirmou.
CURSO
O programa Mais Saúde com Agente foi criado para fortalecer a Política de Atenção Básica, promovendo a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Endemias (ACE). Entre seus objetivos estão a qualificação profissional, que reforça o vínculo com a população, e a integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora da Urgência e Emergência e preceptora dos ACS no curso, Neila Aparecida Vila, destaca que a capacitação contribui diretamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos agentes.
Com carga horária total de 1.275 horas, o curso combina disciplinas à distância e atividades práticas, como o simulado. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
