O curso de Operação e Manutenção de Retroescavadeira foi realizado durante toda esta semana em Rio Negro com foco na capacitação. Servidores da Prefeitura Municipal de Rio Negro participaram das aulas teóricas e práticas.
A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) com o apoio do Sindicato Rural. Durante os cinco dias de curso os participantes receberam conhecimentos teóricos e práticos.
Foram abordadas noções básicas de funcionamento de retroescavadeiras até procedimentos avançados, garantindo assim uma maior eficiência e segurança no desempenho das atividades diárias. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo engenheiro mecânico Romeu Sérgio Poerschke. A prática ocorreu em uma área do parque de exposições do municÃpio na quarta, quinta e sexta-feira com grupos formados.
A participação dos servidores da Prefeitura reforça o compromisso da atual gestão municipal com a valorização dos profissionais, oferecendo aos operadores de máquina uma excelente qualificação que trará, como consequência, a elevação da qualidade dos serviços prestados à população rio-negrense.
Constam no conteúdo programático do curso: legislação de segurança e saúde no trabalho e noções de legislação de trânsito; identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade fÃsica e à saúde do trabalhador; noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina; medidas de controle dos riscos: Equipamento Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual; operação da máquina com segurança; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência; noções sobre prestação de primeiros socorros; prática operacional.
