Presidente do Tribunal Regional Eleitoral visita a Prefeitura de Rio Negro
Há 2 meses
Por Assessoria

A Prefeitura Municipal de Rio Negro recebeu na manhã desta quarta-feira a visita institucional do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

A visita ocorreu devido à execução do Parlamento Jovem 2025 em Rio Negro. O projeto foi aplicado no município com alunos do Colégio Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral, através da parceria do TRE com a Secretaria de Estado da Educação e Câmara Municipal. Representando o colégio estiveram presentes a diretora Isabela Alves de Souza e a professora Janaína Aparecida Pinto.

“Um dia muito feliz hoje aqui em Rio Negro com a oportunidade de termos cada vez mais o protagonismo político no jovem. A presença do nosso presidente do TRE é motivo de muita alegria para Rio Negro, juntamente com a presença da diretora do Colégio Cívico-Militar Dr. Ovande do Amaral, que é a escola cívico-militar destaque em Rio Negro. A política jovem vai transformar cada vez mais o município, o Estado do Paraná e o Brasil”, afirmou o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O presidente do TRE agradeceu pela boa recepção no prédio histórico da “Prefeitura mais bonita do Brasil” e parabenizou a execução do projeto em Rio Negro. “Eu vivenciei uma sessão hoje na Câmara Municipal e diversos projetos foram apresentados para o bem da sociedade, voltados ao saneamento, acessibilidade, habitação, entre outros temas. Isso é um despertar da cidadania desses jovens que são o futuro de Rio Negro. No nosso projeto Parlamento Jovem surgem lideranças acima de tudo. Também quero parabenizar o jovem prefeito Alessandro, que incentivou o projeto. Rio Negro está bem em suas mãos na Prefeitura”.

A diretora Isabela também falou sobre a importância do projeto: “Eu fico emocionada e honrada com a visita do presidente do TRE. Agradeço o prefeito Alessandro por ter nos recebido aqui na Prefeitura. Eu fico muito orgulhosa dos nossos alunos, pois são como filhos. E tenho certeza que estão trilhando o caminho do bem para atuar na sociedade de uma forma honrosa e correta”.

O PROJETO

Para a aplicação do projeto, inicialmente o colégio realizou uma série de palestras com profissionais que atuam ou já atuaram na política. O objetivo foi proporcionar aos alunos as informações sobre o funcionamento do poder público.

Entre os palestrantes que colaboraram está o prefeito Alessandro, que passou aos alunos diversas informações sobre a sua experiência como professor, vereador e agora chefe do poder executivo de Rio Negro. Na ocasião o prefeito também deu vários exemplos sobre a atuação dos poderes legislativo e executivo e do funcionamento do sistema eleitoral. Ele também respondeu aos questionamentos dos estudantes.

O objetivo do projeto do TRE é trazer para dentro das escolas o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo, oportunizando aos estudantes conhecer melhor a divisão dos poderes do Estado, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino.

Para atingir os objetivos do projeto, propõe-se a vivência de um pleito eleitoral e de um mandato legislativo. Por isso, o Parlamento Jovem, por meio de uma eleição em urnas eletrônicas, utilizando títulos eleitorais fictícios e todos os procedimentos análogos aos de uma eleição autêntica, elegem-se os vereadores mirins.

Durante o período do mandato do vereador mirim, os alunos recebem subsídio formativo, em uma ação em parceria com a Câmara Municipal para exercer o seu mandato. Entre os aprendizados estão as competências de um vereador, o funcionamento das comissões e a forma de elaboração de um projeto de lei.

Ao final do seu mandato, os vereadores mirins apresentam, em sessão plenária, uma proposta de lei, elaborada e pensada coletivamente, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislativas.

A sessão com a participação dos alunos rio-negrenses ocorreu na manhã desta quarta-feira com a presença da comitiva do TRE, e foi transmitida ao vivo pela Câmara Municipal, podendo ser visualizada através do link:

Na comitiva do TRE também estavam presentes os servidores da Escola Judiciária Eleitoral: Domício Prates Ribeiro (coordenador executivo), Frederico Rafael Martins de Almeida (da seção de Educação para Cidadania Política) e Melissa Formighieri de Souza (da seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais ).

Todos foram recepcionados pelo prefeito e por servidores presentes, entre eles o procurador geral do município, Leandro Lukasinski; o secretário municipal de administração, Felipe Luiz Peters; o juiz de direito e diretor do fórum da Comarca de Rio Negro, Alexandro Cesar Possenti; o vereador Elcio Josué Colaço e o diretor do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana, Robinson Feres. Uma equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acompanhou a comitiva nos principais atrativos turísticos do parque ecoturístico de Rio Negro.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.