
A Campanha de Multivacinação iniciou nesta segunda-feira. Em Rio Negro as unidades de saúde estão à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A campanha se estenderá até o dia 31 de outubro com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de intensificar a imunização contra o Sarampo e a Febre Amarela em pessoas com até 59 anos que não tenham registro de vacina contra estas doenças.
Durante a campanha também haverá o resgate da vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos, que precisam ter uma dose desta vacina.
A vacinação é gratuita e é de grande importância que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação para avaliação das doses necessárias.
O Dia D de mobilização será em 18 de outubro (sábado) com todas as unidades de saúde abertas, também das 8h às 17h sem fechar para o almoço.
Ampliar o acesso da população à vacinação é importante para reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o Sarampo, pois no Paraguai e na Argentina há registros de casos ativos da doença e outros estados brasileiros identificaram casos importados. Em relação à Febre Amarela, a chegada da sazonalidade primavera-verão aumenta a circulação do vÃrus, com risco maior nas áreas de corredor ecológico.
No Paraná a campanha contará com aporte extra de vacinas para todas as regionais de saúde e municÃpios, garantindo o atendimento de todo o público-alvo. Estarão disponÃveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização.