
Alunos de escolas municipais de Rio Negro estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa é uma ação preventiva e estratégica que envolve a Polícia Militar, escolas e famílias.
Através desta importante ação – que foi reativada neste ano pela atual gestão municipal –, desde cedo as crianças do 5º ano aprendem a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O Proerd é focado na prevenção e na construção de cidadania, por isso age na raiz dos problemas de segurança e insere no currículo escolar conteúdos cruciais. As lições são aplicadas em dez aulas e têm como objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, o autocontrole e a civilidade. Desta forma o Proerd também permite aos alunos desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.
As lições são passadas nas próprias salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico para a aplicação do programa. Em Rio Negro a policial militar Patricia Kuntze é a responsável pela aplicação do Proerd nas escolas. Com uma linguagem lúdica e postura empática a policial cria um ambiente de confiança e diálogo durante as aulas. Há sempre muita interação dos alunos com a policial.
Temas relacionados aos desafios atuais também fazem parte do Proerd, como o uso responsável da Internet e o combate ao cyberbullying, ensinando as crianças a identificar, resistir e denunciar o assédio virtual e a buscar ajuda de adultos de confiança. A constante modernização assegura que o programa permaneça eficaz na proteção contra ameaças contemporâneas.
Nesta terça-feira as aulas ocorreram na Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig. A diretora da escola, Claudia Aparecida Richardt Gonçalves, comentou sobre a importância do programa: “Aqui na Escola Ricardo Nentwig está sendo de grande valia as orientações que nossos alunos estão recebendo, pois estimula o diálogo entre pais e filhos incentivando a construção de um ambiente familiar acolhedor e protetor”.
FORMATURA
Ao final das dez aulas os alunos realizarão uma redação, onde descreverão como os ensinamentos obtidos no Proerd serão aplicados na vida. Alunos da Educação Especial também participam do Proerd e realizarão desenhos ao final das aulas.
A formatura do programa em Rio Negro está agendada para o dia 13 de novembro, com início às 19h. Ela será realizada no Ginásio de Esportes José Müller com a presença de aproximadamente 500 alunos participantes do programa e seus familiares. O evento terá a presença da mascote Leão Daren, que representa a força, coragem e resistência. A Banda do Proerd de Ponta Grossa também animará o evento.
IMPORTANTE PARCERIA
O Proerd está vinculado ao Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC), que é especializado na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo o estado do Paraná e desenvolve dois programas: Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em Rio Negro a parceria com a Polícia Militar é fundamental para o fortalecimento da segurança nas comunidades escolares. A Patrulha Patrimonial de Rio Negro atua em parceria com a Patrulha Escolar da Polícia Militar. Ambas desempenham missões de caráter eminentemente preventivos com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parceria ativa com a comunidade escolar. Com o retorno do Proerd essa parceria está fortalecida ainda mais.
