
No dia 9 de outubro, o Caps I Casa Azul, de Mafra, promoveu pelo terceiro ano consecutivo o Campeonato Intercaps de Dominó, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental. O evento contou com a participação de 51 pessoas, reunindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Mafra, Rio Negro, Papanduva e Canoinhas.
Integração
Mais do que uma competição, o encontro foi marcado pela integração e pelo fortalecimento dos laços entre usuários e equipes dos serviços de saúde mental da região. Além das partidas de dominó, os participantes puderam conversar, confraternizar e compartilhar um lanche especial, em um clima de acolhimento e descontração.
Hora do dominó
Na disputa, a dupla de Canoinhas conquistou o primeiro lugar, seguida por uma equipe mista formada por usuários dos Caps de Mafra e Rio Negro. O terceiro lugar também ficou com representantes de Canoinhas. Um dos pontos altos do evento foi a animação das torcidas organizadas de Canoinhas e Papanduva, que deram um brilho especial à confraternização. As medalhas entregues aos vencedores foram doadas pela empresa Soprolaser, de Mafra, parceira da iniciativa.
De acordo com a coordenadora do Caps Casa Azul, Adriana Moro, atividades como essa reforçam a importância da convivência saudável em comunidade. “Saúde mental é também ter o direito de conviver de forma saudável em comunidade por meio de atividades que desenvolvam o raciocínio e a colaboração. O dominó é um bom exemplo disso”, destacou.
A ação lembrou ainda que cuidar da saúde mental vai além do tratamento: passa também pelo fortalecimento de vínculos, pelo respeito e pelo direito de viver plenamente em sociedade.
