
A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Osvaldo Sampaio, localizada no Butiá dos Tabordas, promoveu durante a primeira semana de outubro uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Neste ano, além de reforçar os cuidados relacionados à saúde da mulher, a unidade buscou ampliar o olhar para outras doenças que afetam a comunidade local, especialmente composta por trabalhadores da agricultura e da pecuária. Diversos profissionais foram convidados para compartilhar informações e orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde.
Foco na prevenção
A programação contou com palestras diárias, sendo no dia 06 com o fisioterapeuta Gabriel Kalinoski abordou os problemas de coluna, comuns entre trabalhadores rurais. No dia 07 foi a vez da dermatologista Graziela Godinho Kalil falou sobre a prevenção e os riscos do câncer de pele. Dia 08 a palestra foi do nefrologista Dr. Rafael Marques que trouxe orientações sobre os problemas de saúde causados pelo uso de agrotóxicos. E no dia 09 a enfermeira Daniele Wonsbecker, da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro, destacou a importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero, além de explicar sobre alterações identificadas nos exames citopatológicos (preventivo).
Conscientização
De acordo com a enfermeira Patrícia Kuhl, responsável pela organização das atividades, o objetivo foi “ampliar a conscientização, levando informações relevantes não apenas sobre a saúde da mulher, mas também sobre doenças que afetam diretamente a população atendida pela unidade de saúde”.
A iniciativa reforça o compromisso do ESF Osvaldo Sampaio em promover educação em saúde e incentivar o autocuidado, contribuindo para a qualidade de vida da comunidade do Butiá dos Tabordas.