Instituto Crescer Legal recebe inscrições para novos aprendizes em Mafra
Há 2 meses - Atualizado em
Por Assessoria

O Instituto Crescer Legal abriu as inscrições para interessados em participar do curso de aprendizagem profissional em Gestão Rural e Empreendedorismo em 2026. Voltado a jovens do meio rural de regiões produtoras de tabaco, o programa atenderá adolescentes de territórios predefinidos de São João do Triunfo, no Paraná; Mafra e Canoinhas, em Santa Catarina; e Dom Feliciano, Boqueirão do Leão, Passa Sete, Sinimbu e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.

Cada turma terá cerca de 20 vagas, e o curso será realizado de março a dezembro de 2026. As atividades ocorrerão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante quatro horas diárias, totalizando 800 horas, sem recesso no inverno. Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais, os participantes receberão uniforme, material didático, transporte escolar e alimentação, conforme a necessidade, além de certificação ao final do curso.

Podem se candidatar adolescentes de 14 a 17 anos que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental – ou que já tenham concluído o Ensino Médio, oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, especialmente de produtores de tabaco, residentes nas localidades abrangidas e que tenham disponibilidade total no turno do curso em 2026. As inscrições vão até 22 de outubro e podem ser feitas pelo link bit.ly/3SgGdeu ou https://www.crescerlegal.com.br/programa-aprendizagem .

O curso inclui a análise detalhada das propriedades rurais, o diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais, além do mapeamento de parcerias e alianças estratégicas. Também prioriza o desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade, bem como a criação e o estudo de viabilidade de um projeto de gestão e empreendedorismo. Saídas técnicas locais e regionais, viagens de estudo e realização de seminários estão entre os destaques da oportunidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

PARCERIAS – Realizado em cooperação com os municípios, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia qualificação profissional e renda. Conforme a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, em 2026 houve a opção pela continuidade do programa em alguns municípios já atendidos neste ano, além da retomada do curso em Boqueirão do Leão e Sinimbu, que já haviam sediado turmas anteriormente. E a iniciativa será inédita em Mafra/SC e Dom Feliciano/RS.

APRENDIZAGEM – Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas empresas associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal e recebem salário proporcional a 20 horas semanais. E, em vez de trabalharem nas empresas, frequentam o curso no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas mediadas pelos educadores sociais do Instituto e protagonizadas pelos aprendizes. Todas as atividades acontecem no âmbito do curso – que é sediado em comunidades do interior para facilitar o acesso dos jovens rurais – sem prática nas empresas contratantes.

ABRANGÊNCIA DAS TURMAS 2026

Município Território abrangido
São João do Triunfo/PR Faxinal dos Ferreiras, Faxinal dos Andrades, Faxinal dos Rodrigues, Mato Queimado, Meia Lua, Vila Nova e Porto Feliz.
Canoinhas/SC Serra das Mortes, Rio dos Pardos, Pinheiros, Alto dos Pinheiros, Rio da Ilha, Santa Emídia, Rio da Areia do Meio, Rio Preto, Rio Pretinho, Rio da Areia de Baixo, Bonetes, Tomasi, Aparecida dos Pardos e Barreiros.
Mafra/SC Avencal do Saltinho, Bela Vista do Sul, Butiá dos Taborda, Campo São Lourenço, Corredeira, Saltinho do Canivete, General Brito, Maurício Caillet e São Lourenço.
Boqueirão do Leão/RS Alto Boqueirão, Quatro Léguas, Colônia São Paulo, Linha Moisés, Cerro Agudo, São Roque e Centro.
Dom Feliciano/RS Arroio do Tigre, Barra do Arroio Grande, Cavadeira, Cerro dos Coqueiros, Correa Neto, Costa do Sutil, Costa do Xavier, Estrada Barra do Arroio do Tigre, Estrada Cavadeira, Estrada Picada Grande, Linha Correa Neto, Linha Tigre, Nicolau Pederneira, Picada Grande, Ponte do Sutil, Tigre e Vila Fátima.
Passa Sete/RS Pitingal, Alto e Baixo Passa Sete, Taquari, Botucarai, Engenho Velho, Roncador, Campo de Sobradinho, Cerro da Figueira, Taipinha, Cidade e Sopopema.
Sinimbu/RS Sinimbu Centro, Sinimbu Baixo, Linha São João, Cerro do Baú, Linha da Serra, Linha Primavera, Alto Sinimbu, Cerro Branco, Linha Rio Branco, Linha Rio Grande, Linha Pintado, Linha Desidério, Linha 5, Paredão Felipe Neri, Paredão São Pedro, Linha Verão, Linha Inverno e Rio Pequeno.
Vera Cruz/RS Linha Henrique D’Ávila, Linha 2 de Dezembro, Linha Fundinho, Linha Mato Alto, Mato Alto, Linha Tapera, Coxilha do Mandelli, Vila Triângulo, Travessa Becker, Linha Capão, Linha Alta, Rincão da Serra e pontos determinados (sob avaliação) na Linha Sítio e Vila Progresso.

Observações:

– As rotas de transporte disponibilizadas pelo município por meio da parceria poderão abranger parcialmente algumas localidades.

– Residente na zona urbana, quando abrangida, poderá ser considerado se possuir vínculo com o meio rural.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES 

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e já atuou em 23 municípios dos três estados do Sul do Brasil com o pioneiro Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto desenvolve outras três iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos, o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br.

Fonte: Instituto Crescer Legal

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.