
Mafra vem se destacando cada vez mais no cenário estadual pela qualidade de sua educação empreendedora. Durante o Seminário de Educação Empreendedora do SEBRAE, realizado em Florianópolis, na última terça-feira, dia 7, o município foi novamente reconhecido como referência ao apresentar seus projetos que unem criatividade, inovação e práticas de mercado desde as séries iniciais.
O prefeito Emerson Maas representou o município no evento e reforçou o compromisso da gestão em transformar a sala de aula em um espaço de oportunidades. “Queremos despertar nos estudantes a confiança de que eles podem ser protagonistas, capazes de sonhar grande e transformar ideias em negócios reais”, destacou.
JEPP e Escola de Negócios
A trajetória da educação de Mafra nos últimos 5 anos tem como base dois pilares fundamentais: Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP e Escola de Negócios. Implantado em toda a rede municipal de ensino, o JEPP acompanha os alunos do 1º ao 9º ano, estimulando o espírito empreendedor desde cedo. Com atividades práticas, os estudantes aprendem sobre planejamento, organização, criatividade e inovação. O ponto alto é a Feira do Jovem Empreendedor – neste ano realizada na ultima semana – onde as ideias ganham vida em forma de produtos e soluções apresentadas à comunidade.
Na sequência vem a Escola de Negócios, que foi criada para ampliar horizontes, aproximando os jovens da realidade empresarial, oferecendo vivências em empresas locais, mentorias e a construção de planos de negócios reais. Os projetos mais promissores são incubados no Centro de Inovação de Mafra, no programa “Dos Primeiros Passos à Primeira Empresa”, que transforma sonhos escolares em empreendimentos de verdade.
Mafra no caminho certo
Com esses pilares, Mafra não apenas educa, mas prepara cidadãos inovadores, criativos e protagonistas do desenvolvimento econômico. Para Maas, “os reconhecimentos estadual e nacional mostram que o município está no caminho certo para consolidar-se como a cidade da melhor educação empreendedora de Santa Catarina”.