Mais de mil crianças passaram pela biblioteca pública de Mafra em outubro
Há 1 mês
Por Assessoria

O mês da criança na biblioteca pública municipal Professora Alzira Maria do Valle proporcionou aos alunos dos Prés I, II e 1os anos das escolas municipais, momentos de diversão, cultura e incentivo à leitura. De 6 a 27 de outubro, 1162 crianças de 19 escolas puderam ter um dia diferente, coordenado pela professora Jane Teresinha Fuchs Valério, com o apoio de toda equipe.

Ludicidade

O objetivo da atividade, foi o de promover o incentivo à leitura, por meio de atividades lúdicas e culturais oferecidas no espaço da biblioteca. “Queremos desenvolver o prazer pela literatura e leitura, mostrar o caminho ao conhecimento e formar leitores críticos e criativos”, declarou Jane.

Dentre as atividades organizadas, leitura, contação e exploração de histórias de livros como “Os três porquinhos”, “Que bicho é esse?”, “A joaninha que perdeu suas pintinhas”, “A lagartixa comilona”, “A menina e o catavento”, “Sobre ser diferente” e “A pílula do Doutor Caramujo”. Além disso, as crianças puderam fazer a representação da literatura por meio de desenho, pintura, recorte e colagem em imagens impressas, confecção de material alternativo de elementos da leitura e ainda pintura facial. “A biblioteca é um espaço e encantamento e descobertas. Quando a criança tem acesso a livros, desperta a curiosidade, aprende a expressar suas ideias e cria uma relação prazerosa com a leitura”, explicou Jane.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Formando leitores

A leitura na educação infantil é o processo de imersão no universo da palavra e das histórias, que vai além da decodificação de letras para estimular a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e social das crianças.  Vale destacar que crianças que ouvem histórias e têm contato com livros desde cedo costumam ter um processo de alfabetização mais significativo. “Esse contato forma leitores mais críticos e participativos na sociedade”, concluiu a professora, que destacou também o apoio dos servidores envolvidos: Angela Aparecida Alves de Souza, Maristela Moro, Sulei Mari de Lima, Arildo Gomes, Regiane Trafca, Jorge Alberto Osório e os estagiários Charles Henning Moreira e Samanta Gabrieli de Andrade Ribeiro.

Carteirinha da biblioteca

Para fazer o cadastro gratuito, comparecer pessoalmente à biblioteca com documento de identificação e telefone. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Telefone: 47 3842-4433. Rua Felipe Shmidt s/n. Centro I Baixada.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.