A Seluma e a Prefeitura de Mafra, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, estão desenvolvendo um programa de educação ambiental que contempla 16 escolas do município. A iniciativa leva conhecimento e conscientização aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de palestras ministradas pela engenheira ambiental e sanitarista da Seluma, Fernanda Wendorf. Na última sexta-feira, dia 7, a palestra aconteceu na EMEB Professora Iracema Peters Toso, na Bela Vista do Sul, com alunos do 2º e 5º ano.
Durante os encontros que vêm acontecendo há uma semana, os estudantes aprendem sobre resíduos sólidos, reciclagem, compostagem e as diferenças entre aterro sanitário e lixão. As palestras também destacam a importância do descarte correto do vidro quebrado, uma prática simples que ajuda a proteger os coletores de resíduos e demais profissionais da limpeza urbana.
Curiosidades
Além dos conceitos práticos, Fernanda compartilha curiosidades e dados que chamam a atenção dos alunos para o impacto do consumo no meio ambiente, tais como:
– Cada brasileiro produz, em média, 1 kg de resíduos por dia;
– No Brasil, são geradas cerca de 220 mil toneladas diárias de resíduos, sendo que 97% ainda não são reciclados, embora grande parte tenha potencial para reaproveitamento;
– 30% dos resíduos no Brasil tem potencial para serem reciclados, porém apenas 3% são efetivamente reciclados.
Utilizando-se de linguagem apropriada para a idade das crianças, a engenheira sanitarista explicou o que são resíduos e como separa-los nas lixeiras utilizando as cores certas para cada material, quais sejam: azul para papel, vermelho para plástico, amarelo para metal, verde para vidro e marrom para orgânicos.
Guardiões do meio ambiente
Segundo a engenheira, o objetivo do programa é despertar nos alunos uma nova forma de pensar e agir em relação ao lixo. “É muito importante essa conscientização para que possamos elevar essa porcentagem de reciclados”, declarou. Ela explicou que o importante é plantar uma sementinha na cabeça de cada aluno, conscientizando de que, quanto menos lixo as pessoas gerem, mais vida vamos ter. “Vocês serão os futuros guardiões do meio ambiente”, afirmou.
