
Nessa sexta-feira, 7, equipe das agentes comunitárias de saúde do ESF Jardim América, com apoio da Vigilância Epidemiológica, deram continuidade às ações de combate e prevenção da leptospirose. A EEB Dr. Francisco Izabel, escola com maior concentração de alunos no bairro, recebeu os profissionais da saúde para realizarem ações lúdico-educativas com os alunos dos 4os, 5os, 8os e 9os anos e Ensino Médio.
Formando multiplicadores
Dividido em três etapas, os alunos assistiram a uma palestra com a enfermeira Talita Cristina de Almeida Schmidt que falou sobre um caso verídico de leptospirose que aconteceu no próprio bairro contextualizando as providências tomadas pela saúde, os ambientes de risco de contaminação e dicas de prevenção. Em seguida, o veterinário Leonardo Navarro Cotrim explicou sobre os hábitos dos ratos, os riscos de contrair leptospirose e hantavirose e frisou as três regras de ouro para manter os roedores fora de casa: selar a comida (lixo bem tampado e alimentos e rações guardados em potes), manter o abrigo fechado (vedar todos os buracos, frestas e instalar telas nos ralos), limpar a bagunça (retirar entulhos, caixas e lixo acumulado do quintal e depósitos). Por fim, as agentes comunitárias fizeram uma dinâmica com os alunos para testar o que aprenderam nas palestras.
Leptospirose no Jardim América
Segundo dados retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), nos últimos anos a ocorrência de leptospirose no Jardim América tem chamado a atenção dos profissionais de saúde pública, com registros de casos graves que exigiram internação hospitalar. Dados apontam que 100% dos casos confirmados precisaram de internação, sendo que a maioria dos pacientes residia no bairro e estava exposta a condições ambientais favoráveis à presença de roedores. “Essa ação na escola tem o objetivo de formar multiplicadores da informação. Queremos que crianças e adolescentes levam esse conhecimento para seus lares”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilseia Aparecida Kuchler Iancoski.
Vale lembrar que ações como esta reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, fortalecendo o trabalho conjunto entre equipes e a comunidade.