
Rio Negro possui novos “proerdianos”. Na noite desta quinta-feira ocorreu no Ginásio de Esportes José Müller a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após seis anos o programa retornou ao município, numa iniciativa da atual gestão municipal.
Após participarem de dez aulas, 445 alunos do quinto ano do ensino fundamental se formaram neste importante programa que é uma ação preventiva e estratégica que envolve a Polícia Militar, escolas e famílias.
Um grande público esteve presente e acompanhou uma bonita, emocionante e animada cerimônia que envolveu música, dança, brincadeiras, homenagens, entregas de premiações e presentes aos formandos.
PRESENÇAS
O evento de formatura teve a participação das crianças, seus familiares e amigos, policiais militares, instrutores do Proerd na região, autoridades locais e estaduais, servidores públicos e imprensa local, além da presença marcante da mascote leão Daren, que chegou de moto ao ginásio, do palhaço Azedo (cabo Guilherme), que animou o público o tempo todo, e da Banda do Proerd de Ponta Grossa, composta pelos policiais: capitão Marcondes, subtenente Cleverson, sargento Costa, sargento Rafael e cabo Severino.
Entre as autoridades presentes estavam: o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e coordenador estadual do Proerd, major Harley Hudson Gianina Lamy; o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Rio Negro, capitão Felipe Podzwato Borne; comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina do município de Mafra, tenente-coronel Silvano Sasinski; prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen; secretária Municipal de Educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer; o presidente da Câmara de Vereadores, Odair Pereira; e o coordenador da Segurança Patrimonial de Rio Negro, Luciano Aparecido do Nascimento.
Em seu discurso o prefeito Alessandro parabenizou a todos os participantes do Proerd, não apenas as crianças, mas também as famílias e policiais que fazem a diferença. Para a realização do evento várias secretarias municipais estiveram envolvidas, por isso o prefeito também agradeceu pela dedicação de todos os envolvidos para que a formatura fosse realizada de maneira grandiosa como o Proerd merece.
O major Harley Hudson Gianina Lamy enfatizou durante o seu discurso o número de alunos já formados pelo Proerd. O comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária também parabenizou todos os envolvidos e falou da importância da parceria do programa com as prefeituras. “Isso aqui não aconteceria se não tivesse a parceria e boa vontade das prefeituras municipais, e aqui em Rio Negro o prefeito Alessandro está de parabéns pela iniciativa”, afirmou.
Clique aqui e veja todas as fotos do evento
AULAS
O Proerd conta com lições educativas, passadas em salas de aula por policiais militares selecionados e formados em curso específico. Em Rio Negro a policial militar Patricia Kuntze foi a responsável pela aplicação do Proerd nas escolas. Durante a formatura ela foi bastante parabenizada por sua competência e dedicação. O carinho das crianças com a policial foi evidenciado do início ao fim.
Durante as aulas os alunos recebem informações através de conversas e atividades divertidas, sem perder a seriedade do assunto. As lições aplicadas têm como objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, o autocontrole e a civilidade.
Com o Proerd os alunos aprenderam técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e aprenderam a dizerem não às drogas. O programa ensina as habilidades necessárias e motivação para os alunos manterem-se longe deste mal. Além disso, permite aos alunos desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.
Temas relacionados aos desafios atuais também fazem parte do Proerd, como o uso responsável da Internet e o combate ao cyberbullying, ensinando as crianças a identificar, resistir e denunciar o assédio virtual e a buscar ajuda de adultos de confiança. A constante modernização assegura que o programa permaneça eficaz na proteção contra ameaças contemporâneas.
CAMISETAS
Todos os formandos receberam uma camiseta do Proerd e uma mascote leão Daren de pelúcia. O leão Daren representa força, coragem e resistência. Ele é o símbolo do Proerd e desempenha um papel fundamental na consolidação dos valores e lições aprendidas durante as aulas do programa.
As camisetas servem como um símbolo de conquista e orgulho pela participação, reforçando a importância das mensagens de prevenção às drogas, cidadania e valores positivos que foram trabalhados durante as atividades propostas pelo programa.
O investimento da Prefeitura com esses materiais foi fundamental para valorizar o esforço e a participação dos alunos ao longo do programa. No final do evento todas as turmas tiraram fotos para tornar esse momento inesquecível.
PREMIAÇÃO
No transcorrer do curso os alunos realizaram uma redação como parte das atividades em sala de aula, onde descreveram como os ensinamentos obtidos no Proerd serão aplicados na vida. Alunos da Educação Especial também participam do Proerd e realizaram desenhos ao final das aulas. Um trabalho por turma foi escolhido e os alunos foram premiados durante a formatura.
Os alunos premiados com medalhas foram:
IMPORTANTE PARCERIA
O Proerd está vinculado ao Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC), que é especializado na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo o estado do Paraná e desenvolve dois programas: Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em Rio Negro a parceria com a Polícia Militar é fundamental para o fortalecimento da segurança nas comunidades escolares. A Patrulha Patrimonial de Rio Negro atua em parceria com a Patrulha Escolar da Polícia Militar. Ambas desempenham missões de caráter eminentemente preventivos com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parceria ativa com a comunidade escolar. Com o retorno do Proerd essa parceria está fortalecida ainda mais.
